Saúde

Fiocruz: produção acelerada fez matéria prima de vacina acabar antes do previsto

Fiocruz aumentou produção para 1,1 milhão de doses de vacina por dia; novas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) chegam na semana que vem

Por CNN Brasil 15/05/2021 15h03
Fiocruz: produção acelerada fez matéria prima de vacina acabar antes do previsto
Fiocruz deve receber até o fim da próxima semana mais 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ampliou para 1 milhão de doses diárias a capacidade de produção no Centro Tecnológico de Vacinas – CTV de Bio-Manguinhos. Em março, quando começou a produção da vacina da AstraZeneca em larga escala, a capacidade era de 300 mil doses diárias.

De acordo com a Fiocruz, devido a essa aceleração, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) disponível deve acabar antes do previsto, em meados da próxima semana, o que pode gerar uma pausa na produção. Entretanto, já nos próximos sábados (22 e 29 de maio), novas remessas de IFA chegarão da China.

A Fiocruz afirmou, ainda, que o IFA já disponível em Bio-Manguinhos garante a entrega de vacinas até a primeira semana de junho. Com as novas remessas que chegarão nos dias 22 e 29 de maio, as entregas das três primeiras semanas de junho também estarão asseguradas.