Saúde

Secretaria de Saúde de Porto Calvo inicia campanha contra Influenza

Vacina está sendo aplicada em todas as UBS’s do município

Por 7Segundos, com Assessoria 12/05/2021 14h02
Secretaria de Saúde de Porto Calvo inicia campanha contra Influenza
Secretaria de Saúde de Porto Calvo inicia campanha contra Influenza - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nessa segunda-feira (10), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza. As unidades básicas de saúde (UBS’s) estão disponibilizando a vacina em todas as regiões do município de Porto Calvo. A ação segue do dia 10 até o dia 25 deste mês, das 8h às 16h.

A Secretaria de Saúde tem como meta vacinar pelo menos 90% do público-alvo. A vacinação é feita em dose única e, ao se vacinar, o cidadão estará protegido contra três tipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas para a vacinação, além de não sobrecarregar o sistema de saúde por causa da Covid-19. Proteger-se do vírus influenza evita idas desnecessárias ao Hospital.

A imunização será dividida em etapas e não interferirá na campanha de vacinação contra a covid-19, já que as bases de aplicação serão diferentes. O primeiro público-alvo a ser contemplado é crianças de 6 meses completos até 5 anos 11 meses e 29 dias. No caso das gestantes, mesmo as que já se vacinaram contra a influenza anteriormente, tendo passado um prazo de 30 dias, precisa fazer nova dose). As puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias) e trabalhadores da Saúde (após 2 semanas que receberam a coronavac).

A Secretaria de Saúde alerta que não deve tomar quem apresentar síndrome gripal ou sinal de sintoma da Covid-19. Ressalta também a importância do uso de máscara e da higiene com as mãos.