Covid -19

Japaratinga inicia vacinação para pessoas de 18 anos com comorbidades

Imunização para novo grupo prioritário iniciou nesta segunda-feira

Por Maurício Silva 11/05/2021 15h03 - Atualizado em 11/05/2021 16h04
Japaratinga inicia vacinação para pessoas de 18 anos com comorbidades
Paulino Vasconcelos disse que esse foi um momento muito importante - Foto: Cortesia

Os moradores da cidade turística de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, a partir de 18 anos de idade e que possuem algum tipo de comorbidade comprovada já estão sendo vacinados contra a Covid-19. A vacinação contra o novo coronavírus para esse novo grupo prioritário iniciou nesta segunda-feira (10). 

A vacinação na cidade litorânea segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Japaratinga vem vacinando a população com eficácia e a gestão municipal vem fazendo um grande trabalho de imunização, mais de 1.600 pessoas já foram vacinadas. Matriz de Camaragibe foi a primeira cidade do Estado a iniciar a vacinação para pessoas de18 anos com comorbidades já no último sábado (8).

Paulino Lima de Vasconcelos perdeu parentes por conta da Covid-19 e tomar a vacina foi muito importante pra ele. “Por ser diabético e ter perdido vários parentes e amigos em decorrência da Covid 19 ser vacinado foi um alívio, tomei a AstraZeneca e recomendo não tive nenhuma reação ao imunizante. É preciso que tenhamos a consciência de ser vacinados para que possamos de uma vez por todas voltar a normalidade”, comentou.

As comorbidades que são prioritárias determinadas pelo Ministério da Saúde são as seguintes: anemia falciforme, doença cerebrovascular, hipertensão arterial em diferentes condições, pneumopatias graves crônicas, cirrose hepática, imunossupressão, diabetes mellitus, obesidade mórbida, doença renal crônica e síndrome de Down.

O imunizante vem sendo aplicado no posto de saúde da região central do município. Na cidade também estão sendo vacinados idosos com 60 anos ou mais, professores a partir de 55 anos e quilombolas residentes na cidade.