Educação

Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas até 20 de maio

Cadastro deve ser feito no site e contempla estudantes do ensino fundamental e médio

Por Agência Alagoas 23/04/2021 18h06
Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas até 20 de maio
Em 2019, Alagoas teve 16 estudantes semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa - Foto: Agência Alagoas

Escolas públicas e secretarias estaduais e municipais de Educação de todo o Brasil têm um novo prazo para se inscreverem na sétima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP): agora, o cadastro pode ser efetuado até o dia 20 de maio pelo site escrevendoofuturo.org.br . A olimpíada é um concurso de produção de textos que reconhece trabalhos de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio.

Uma iniciativa da Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social) com a coordenação técnica do Centro de Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), juntamente com o Programa Escrevendo o Futuro em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a OLP visa contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. O evento, além de premiar produções textuais de estudantes da rede pública, promove formações com professores. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) coordena a olimpíada nas escolas estaduais e municipais.

Categorias – A competição conta com cinco categorias de gênero textual para inscrição: poema, para estudantes do 5º ano do ensino fundamental; memórias literárias, para alunos do 6º e 7º anos; crônica, para as turmas de 8º e 9º anos; documentário, para estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio e artigo de opinião para os alunos da 3ª série do ensino médio. Além disso, os professores inscritos devem produzir relatos de prática onde detalham as atividades e materiais utilizados nas oficinas com seus alunos. Este ano, a novidade é que, quando um relato for selecionado, toda a turma será premiada.

Premiações – A OLP reconhece o trabalho tanto de estudantes e professores e as premiações vão desde certificados, assinaturas de periódicos e smartphone (este último para professores) para semifinalistas; leitores digitais para os finalistas; tablets (alunos) e notebooks (professores) para os vencedores e placas de homenagens para as secretarias de Educação e escolas.

Números – Segundo dados do site oficial do evento, Alagoas registrava, até esta sexta-feira, dia 23, 2.956 trabalhos, 1.586 professores (das redes estadual e municipal) e 776 escolas estaduais, municipais e federais inscritas no concurso. Além disso, a Seduc-AL e mais 101 secretarias municipais de Educação fizeram sua adesão à olimpíada.

Edição 2019 - Em 2019, Alagoas teve diversas medalhas na sexta edição da OLP. O estado teve 16 estudantes semifinalistas representando o estado nas etapas regionais e nacional em São Paulo.

Na etapa nacional, foram medalhistas de prata os alunos Nickolas Henrique, Matheus Walisson, Naira Danyelle e seus professores Geraldo Ribeiro, Jacira Maria e Ismaeli Galdino foram os responsáveis por trazer as medalhas de prata para o estado de Alagoas.

O estudante Nickolas Henrique Gomes da Silva e o professor Geraldo Ribeiro Bessa Neto, da Escola Ensino Fundamental Marieta Leão, de Rio Largo, garantiram a medalha de prata no gênero Poema.

Na categoria Memórias Literárias, outra prata para o aluno Matheus Walisson da Silva e a professora Jacira Maria da Silva, da Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa, de Maceió.

Já na categoria Artigo de Opinião, a aluna Naira Danyelle de Souza e a professora Ismaeli Galdino de Oliveira e Santos, da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, de Junqueiro, também conquistaram prata.

O estado teve ainda medalhistas de bronze nas etapas regionais da competição: na categoria Documentário, foram premiadas as equipes de Caio César da Silva Santos, Iuri de Lima Vieira e Izabel Victória dos Santos Ferreira, do Colégio Tiradentes – Unidade Maceió; Camilly Tenório Bispo, Fernanda Vitória Belarmino da Silva e Samilly dos Anjos Alves, da Escola Estadual Belarmino Vieira Barros, de Minador do Negrão e Noemy Keyla de Oliveira Cavalcante, Lívia Tenório dos Santos Silva e Mayza Raynara Costa dos Santos, da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, de Junqueiro.

Além disso, a professora Polyanna Paz, que leciona na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, de Maceió, foi premiada pelo seu Relato de Prática no gênero Memórias Literárias.