Segurança

2ª Companhia da Polícia Militar celebra 20 anos em Alagoas

Comemoração ocorreu nesta segunda-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 20/04/2021 09h09
2ª Companhia da Polícia Militar celebra 20 anos em Alagoas
2ª Companhia da Polícia Militar celebra 20 anos em Alagoas - Foto: Cortesia

A 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (2ª CPM/Ind), que fica sediada em Joaquim Gomes e compreende sete municípios, celebrou nesta segunda-feira (19) 20 anos de existência. A entidade vem prestando relevantes serviços para a sociedade alagoana ao longo desse período.

A 2ª Companhia de Polícia Militar Independente foi criada por força da lei nº 6.231 de 19 de abril de 2001 publicada no Diário Oficial do Estado nº 073 de 20 de abril de 2001, se desvinculando do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM) em Maragogi e transformando-se numa Companhia Militar Independente. Subordinada ao Comando Geral e ao Comando de Policiamento do Interior (CPI) através Comando de Policiamento de Área de Interior/III (CPAI-III), sua estrutura Organizacional se divide em:

Compreende uma área total de 1441,8 Km² que abriga uma população de aproximadamente 90.040 habitantes, sendo cortada pela rodovia BR-101 e fazendo limite ao norte com o Estado de Pernambuco, ao sul e a oeste com o 2º BPM e a leste com o 6º BPM.

Em 25 de agosto de 2013, a sede da 2ª CPM/Ind foi transferida de Novo Lino para o município de Joaquim Gomes, de onde funciona o comando e a administração da unidade, que atualmente, conta com um efetivo total de 160 policiais militares a ser distribuídos nas sete cidades que compõem a Região Norte do Estado (Joaquim Gomes, Novo Lino, Flexeiras, Colônia de Leopoldina, Jundiá, Campestre e Jacuípe).

O atual comandante, major PM Nilton Rocha, comentou. “Assumimos o comando da 2ª CPM/Ind em março de 2019 com o compromisso e a coragem de servir. As reduções especialmente nos crimes contra a vida e roubos e o aumento das apreensões de armas, veículos e criminosos presos são frutos de várias operações conjuntas e do serviço de inteligência da unidade, o que reflete na maior sensação de segurança da sociedade”, ressaltou.