Brasil

Rio Grande do Sul faz estátua de Cristo Redentor maior que a do RJ

Em escala mundial, monumento do RS é o terceiro maior

Por 7segundos, com NE10 11/04/2021 09h09
Rio Grande do Sul faz estátua de Cristo Redentor maior que a do RJ
Estátua do Rio Grande do Sul é maior que a do Rio - Foto: Reprodução

A cidade de Encantado (RS) está construindo aquela que promete ser a maior estátua do Cristo Redentor no Brasil. A obra teve início em 2019 e terá 43 metros de altura. Na terça-feira (6), a estrutura dos braços e da cabeça da imagem foram instalados, fazendo o monumento ganhar forma.

A estrutura, feita de concreto e ferro, foi orçada em R$ 2 milhões e será chamada de Cristo Protetor. O valor necessário para a construção foi arrecadado por meio de doações de empresários e da comunidade. Os responsáveis pela obra afirmam que não existe verba pública na construção.

A previsão é de que a estátua fique pronta em agosto e disponível para visitação em dezembro de 2021. Atualmente, o maior monumento de Cristo no Brasil fica na cidade de Elói Mendes (MG) e possui 43 metros, levando em conta base e escultura. Já o famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), tem 38 metros.

No mundo, o monumento gaúcho será o terceiro maior, ficando atrás do Cristo de La Paz (72 metros), em construção no México; e do Cristo Rei (52 metros), na Polônia.

A ideia de construir a estátua surgiu em 2016 após o padre João Granzotto sugerir ao então vereador Adroaldo Conzatti que a paixão dos moradores pela religião fosse representada por um monumento. A imagem de Cristo foi a escolhida para a homenagear a fé da comunidade local.

“Quando a comunidade planejou, a nossa intenção era de que a imagem fosse de um tamanho que chamasse atenção. Só de ser a maior do Brasil, já valerá a pena ao fim da obra”, disse ao Uol Gilson Conzatti, integrante da Associação Amigos do Cristo Protetor, entidade responsável pela construção.