Covid -19

Covid-19: OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacinas

Imunizantes serão destinados para 20 países que ainda não possuem doses para aplicar em profissionais da saúde e idosos

Por R7 26/03/2021 15h03
Covid-19: OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacinas
Covid-19: OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacinas - Foto: Secom Maceió

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à comunidade internacional que doe "imediatamente" 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para ajudar 20 países que não as possuem.

O sistema internacional Covax, que a OMS administra em conjunto com outros parceiros, "precisa imediatamente de 10 milhões de doses" para que "esses 20 países possam começar a vacinar seus profissionais da saúde e idosos nas próximas duas semanas", disse o diretor-geral da agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

"Muitos países podem dar doses alterando um pouco seus planos de vacinação", afirmou. "Dez milhões de doses não é muito e está longe de ser suficiente, mas é um começo. Vamos precisar de centenas de milhões de doses adicionais nos próximos meses", completou.

No início do ano, o chefe da OMS lançou um desafio global para que a vacinação de profissionais de saúde e idosos tenha início em todos os países nos primeiros 100 dias de 2021.

Até agora, 177 países e territórios puderam iniciar a vacinação, de acordo com Tedros, especialmente graças à Covax, que distribuiu mais de 32 milhões de vacinas em 61 países.

“Faltam apenas 15 dias para o 100º dia deste ano e 36 países ainda aguardam as vacinas para poderem começar a vacinar os trabalhadores de saúde e os idosos”, disse.

Desses 36 países, 16 devem receber suas primeiras doses nos próximos 15 dias. Mas outros 20 países "esperam" pelas vacinas.

"A Covax está disposta a fornecê-los, mas não podemos dar as vacinas que não temos", afirmou. "Acordos bilaterais, proibições de exportação, nacionalismo e diplomacia sobre vacinas causaram distorções no mercado, com claras desigualdades entre oferta e demanda", completou.

O sistema internacional Covax busca abastecer este ano doses a 20% da população de cerca de 200 países e territórios, e possui um mecanismo de financiamento que visa ajudar 92 países desfavorecidos.