Alagoas

AMA recomenda a gestores cumprimento de medidas anunciadas pelo governo

A AMA também vai fazer o acompanhamento para auxiliar os prefeitos, junto com o governo, caso alguma cidade necessite de medidas mais restritivas.

Por Assessoria 04/03/2021 19h07
AMA recomenda a gestores cumprimento de medidas anunciadas pelo governo
AMA recomenda a gestores cumprimento de medidas anunciadas pelo governo - Foto: Assessoria

O presidente da AMA , prefeito Hugo Wanderley acompanhou hoje o pronunciamento do governador Renan Filho sobre as novas medidas preventivas e de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) que levou o Estado a regredir para a fase amarela e garantiu que a AMA ratifica a decisão e vai adotar todos os meios de divulgação junto aos gestores para que as determinações sejam rigorosamente cumpridas.

O prefeito disse que “o governo vai contar com a cooperação dos prefeitos que, em decisão colegiada, já estão tomando várias medidas, como fizeram em todos os outros momentos desde o início da pandemia.” O presidente citou como exemplo imediato a suspensão do retorno as aulas presenciais na rede pública.

A AMA também vai fazer o acompanhamento para auxiliar os prefeitos, junto com o governo, caso alguma cidade necessite de medidas mais restritivas. O governador disse que os gestores são autônomos e terão todo apoio do Estado. Renan Filho também garantiu que a fiscalização será mais rigorosa no cumprimento de todas as medidas anunciadas. “ Sempre cabe mais um numa festa, mas não nos hospitais e UTIs” e disse que o trabalho de prefeitas e prefeitos têm sido fundamentais nesse momento tão difícil.

As novas determinações foram estabelecidas tendo em vista o crescente aumento dos casos e como prevenção para evitar o colapso na rede de saúde pública e privada de Alagoas, como já acontece em outros estados. O novo decreto vai vigorar por 7 dias e até lá o governo vai dialogar diariamente com a AMA para avaliar os números. Hoje, além de Maceió, o Sertão e o Agreste são as regiões de maior contágio.

Pelo estudo da matriz de risco, que vem sendo acompanhada pelo governo, os vários indicadores que estavam em risco controlado passaram para risco moderado , com a ampliação da ocupação do número de leitos.

“Não são apenas as restrições, as pessoas precisam compreender que a doença é coletiva e todos dependem de todos”, disse apelando para a colaboração da população porque se o Estado chegar ao limite se sua capacidade, mesmo com a abertura dos novos leitos, outras medidas restritivas serão adotadas.

Com a regressão para a fase amarela as principais medidas anunciadas são:


Suspensão de todo tipo de evento, seja privado ou público;

Proibido o funcionamento de boates e casas de festa;

Bares e restaurantes só estão autorizados a funcionar até as 23h com respeito ao protocolo de distanciamento;

Shoppings funcionarão das 11h às 21h. Lojas de rua, das 10h às 19h. E lojas no centro de Maceió, das 9h às 17h.

Transporte intermunicipais e turísticos com 50% da capacidade;

Funcionamento de igrejas com 60% de capacidade.

O governador também anunciou que as cirurgias eletivas vão ficar suspensas por um período de 15 dias, exceto as cardíacas e oncológicas.

As aulas na rede privada vão continuar funcionando no modelo híbrido (parte da turma presencial e parte on-line). As escolas privadas poderão continuar com o modelo presencial, mas serão observadas.

O governador também orientou aos prefeitos redobrar a fiscalização da guarda municipal e agentes da vigilância sanitária ,solicitou ao setor produtivo de Alagoas que cumpra os protocolos e que a população faça uso da máscara, adote as medidas de higiene, para evitar nova regressão de fase.

“Ninguém fica satisfeito em fazer restrições, mas o governo tinha que tomar essa atitude”, disse o secretário Alexandre Ayres, que participou da coletiva junto aos secretários de Planejamento e Gabinete Civil.