Covid -19

Com ocupação de leitos em UTI em alta, ao menos 11 Estados ampliam restrições para frear a covid

Cinco dos 11 Estados ficam na região Nordeste

Por Estadão Conteúdo 26/02/2021 18h06
Com ocupação de leitos em UTI em alta, ao menos 11 Estados ampliam restrições para frear a covid
Com ocupação de leitos em UTI em alta, ao menos 11 Estados ampliam restrições para frear a covid - Foto: Reprodução/Web

O crescimento da pandemia de coronavírus no Brasil mobilizou Estados para tentar frear o avanço acelerado do vírus. Vários governos já decretaram restrições de circulação de pessoas, principalmente no horário noturno, fechamento de estabelecimentos comerciais e até lockdown.

Com UTIs lotadas, o foco é evitar a aglomeração de pessoas e com isso tentar diminuir a transmissão do vírus no País. Boletim do Observatório Covid-19, da Fiocruz, aponta 17 capitais brasileiras com ocupação de leitos de UTI de pelo menos 80%. Na quinta-feira, 26, o Brasil teve o maior número de mortes registradas em 24 horas e especialistas temem piora do quadro nas próximas semanas.

Veja a situação das novas restrições nos Estados


Bahia - Com taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 em 83%, o Estado terá atividades não essenciais suspensas por dois dias, a partir da noite desta sexta-feira, 26. Começará de forma gradativa, sendo o comércio de rua suspenso às 17h, os bares e restaurantes às 18h e, por último, os shoppings, às 20h. Segundo o governador Rui Costa (PT), "não haverá transporte público durante o toque de recolher e também está proibida a venda de bebida alcoólica até mesmo nos supermercados".

Distrito Federal - A partir de segunda-feira, 1º, as atividades consideradas não essenciais estarão proibidas de funcionar entre 20h e 5h, com prazo mínimo estipulado de 14 dias. A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 está em 79,4% segundo o boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Goiás - Com a ocupação de UTI em 93,1%, várias cidades vem endurecendo as restrições, como Goiânia, que limitou o horário de funcionamento de bares e restaurantes até 22h. O governo do Estado já vinha pedindo para os municípios adotarem uma "Lei Seca", restringindo a venda de bebida alcoólica, para diminuir a contaminação do coronavírus.

Paraíba - A ocupação de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) é de 67% e nesta semana o governo decretou toque de recolher entre 22h e 5h, até 10 de março. Além disso, houve a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar com mesas entre 6h e 16h. Depois desse horário, não poderá haver o consumo no local, só para retirada ou entrega.

Paraná - Governo anunciou a ampliação das restrições que incluem a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais e toque de recolher entre 20h e 5h, para evitar aglomerações e festas. O decreto entra em vigor neste sábado, 27, e vale até o dia 8 de março, "podendo ser prorrogado ou não, a depender do comportamento da pandemia no território paranaense durante o período", disse o governo. Procedimentos eletivos hospitalares com demanda de UTI no pós-operatório foram suspensos. No Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 está em 94%.

Pernambuco - Com taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 acima de 90%, o governo estadual anunciou novas medidas restritivas que vão valer deste sábado, 27, até 10 de março. O decreto proíbe qualquer atividade não essencial entre 22h e 5h.

Piauí - Está com 76% de ocupação nos leitos de UTI, mas com o aumento de casos o governo decretou que o comércio só pode funcionar até as 17h e os shopping centers das 12h às 21h. Entre 23h e 5h, a circulação de pessoas nas vias públicas está proibida. Aos finais de semana, só atividades essenciais poderão funcionar. As medidas valem até 4 de março.

Rio Grande do Norte - A governadora Fátima Bezerra anunciou medidas de restrição. A taxa de ocupação de UTI no Estado está em 86,5%.

Rio Grande do Sul - Com o sistema de saúde no limite, o governo estadual decidiu colocar todos os municípios do Estado na bandeira preta, fase mais restritiva do plano local contra a covid-19, e cancelar cirurgias eletivas nos hospitais. A ocupação de leitos de UTI atingiu 91,4%.

Santa Catarina - O governo publicou um decreto colocando todo o Estado em lockdown nos próximos dois finais de semana. Com isso, somente serviços essenciais poderão funcionar entre 23h de sexta-feira até 6h de segunda. No momento, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 está em 90,4%.

São Paulo - O governo paulista insituiu o "toque de restrição", que prevê a limitação da circulação de pessoas entre 23h e 5h em todos os municípios do Estado 26, até o dia 14 de março. O número recorde de pessoas internadas e a taxa de 70,4% de ocupação em UTI para covid-19 motivaram a decisão.