Acidentes

Bombeiros dão dicas de prevenção para evitar acidentes com caravelas

Animais marinhos aparecem nas praias alagoanas

Por Maurício Silva 26/02/2021 14h02
Bombeiros dão dicas de prevenção para evitar acidentes com caravelas
Bombeiros dão dicas de prevenção para evitar acidentes com caravelas - Foto: Reprodução/Instagram

O 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM) usou as redes sociais nesta sexta-feira (26) para passar dicas de prevenção aos banhistas que visitam as praias alagoanas para evitar acidentes com as famosas “Caravelas-Portuguesas”. Esse tipo de animal marinho as vezes é visto no litoral de Alagoas.

Os bombeiros dizem que é muito importante seguir as orientações de segurança com as caravelas, pois, o contato com o animal pode causar reações extremas. Os acidentes desse tipo ocorrem principalmente com crianças quando estão se banhando no mar.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) ressaltou que embora apresentem riscos, as caravelas-portuguesas não atacam pessoas nas praias, apenas liberam toxinas em caso de contato físico, acidentalmente, o que podem causar queimaduras químicas de até 3º grau e uma forte urticária.

São dicas simples, que quando seguidas, evitam incidentes como o afogamento e protegem a vida. Os guarda-vidas dos bombeiros estão à disposição de todos os banhistas para indicação de melhor local para banho, que ofereça maior segurança! Será uma honra atendê-lo. Em caso de emergência, ligue 193.

Confira aqui as dicas dos bombeiros:

Não entrar em contato com as Caravelas;

Mas se entrar em contato, não deve esfregar, passar areia da praia, colocar gelo, nem água doce, nem tampouco água de coco ou urina;

Lavar a região atingida com a própria água do mar ou com vinagre;

Tentar remover suavemente os tentáculos que permanecerem grudados na pele;

Procure nossos guarda-vidas para receber o atendimento pré-hospitalar adequado;

Utilizamos Vinagre no local da lesão para diminuir a urticária e a sensação de queimadura.