Curiosidades

[Vídeo] Fenômeno Halo Solar aparece no Litoral Norte de Alagoas

Fato encantou moradores e turistas

Por Maurício Silva 24/02/2021 14h02 - Atualizado em 24/02/2021 14h02
[Vídeo] Fenômeno Halo Solar aparece no Litoral Norte de Alagoas
Fenômeno Halo Solar aparece no Litoral Norte de Alagoas - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Mais uma vez o fenômeno Halo Solar surpreendeu os moradores do Litoral Norte de Alagoas, desta vez o efeito circular próximo ao sol clareou a linda cidade de Japaratinga. O acontecimento foi visto em grande parte da manhã ensolarada desta quarta-feira (24). O fato é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do sol em virtude da decomposição de luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

Moradores e turistas que estavam na encantadora Praia do Pontal do Boqueirão ficaram boquiabertos ao presenciarem o fenômeno da natureza que chamava a atenção no céu. No dia 4 de janeiro de 2019 a mesma cena se repetiu no Litoral Norte. Outro local onde a cena encantou foi na famosa Praia do Patacho, em Porto de Pedras. 

Umas das imagens capitadas do Halo Solar foi feita pelo médico Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco). Ele disse que admirou ver a cena e não perdeu a oportunidade de fazer registro enquanto caminhava na areia da Praia do Pontal do Boqueirão.

Nas raras vezes que o fenômeno aparece no litoral alagoano os moradores sempre aproveitam a oportunidade para fazer o registro. No dia 6 de março de 2015, o Halo Solar chamou a atenção das pessoas que estavam na cidade de Porto Calvo.

O fenômeno

O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na Troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

Confira aqui o vídeo: