Violência

Mulher trans morre após ser abandonada sedada em sala de cirurgia durante incêndio

Vítima seria submetida a cirurgia para colocação de próteses mamárias

Por Universa 21/02/2021 18h06
Mulher trans morre após ser abandonada sedada em sala de cirurgia durante incêndio
Lorena Muniz tinha 25 anos - Foto: reprodução/ redes sociais

Uma mulher trans morreu durante um princípio de incêndio em uma clínica particular no bairro da Liberdade, em São Paulo. A mulher havia sido sedada para a colocação de próteses mamárias quando ocorreu um curto-circuito dentro do centro cirúrgico e toda equipe médica fugiu, abandonando a vítima no local.

A morte de Lorena Muniz, mulher trans de Recife, teve a morte cerebral confirmada neste domingo (21). O incidente aconteceu na quarta-feira (17) e, após ser abandonada no local, a vítima passou vários minutos inalando fumaça e ficou inconsciente até ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros. 

O marido dela, Washington Barbosa, informou nas redes sociais, Lorena veio a São Paulo com uma amiga para realizar o procedimento, que era seu maior sonho. Ela chegou a receber anestesia e estava deitada na maca quando um curto circuito atingiu a clínica Saúde Aqui, na Liberdade, região central de São Paulo.

Washington só soube do ocorrido dois dias depois, ao ver circulando nas redes sociais o vídeo de profissionais de saúde correndo para fora da clínica enquanto Lorena é deixada na sala de cirurgia.

A cena foi publicada pela vereadora Érika Hilton (PSOL-SP) e pela deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), cujos gabinetes estão prestando apoio ao marido da vítima. O gabinete de Malunguinho informou em nota que, segundo o marido de Lorena e testemunhas que estavam com ela no dia da cirurgia, a jovem só foi socorrida com a chegada dos bombeiros, que a levaram ao hospital.

"Sou casado há quase seis anos com uma mulher trans, que tinha o sonho de colocar silicone. Ela foi a São Paulo realizar a cirurgia com um médico bem famoso entre mulheres trans. Houve um curto-circuito na clínica na última quarta-feira (17), quando ela foi fazer a cirurgia. O ar condicionado pegou fogo, todos saíram correndo, ela ficou lá, sedada, inalando fumaça. Chegou a ficar sete minutos inconsciente, e isso gerou prejuízo na circulação do oxigênio no cérebro dela, e agora ela não está reagindo", afirmou Washinton, em seu Instagram, na última sexta-feira (19).