Brasil

Weber encaminha notícia-crime contra Bolsonaro por incentivo à cloroquina

Por Fórum 21/02/2021 17h05
Weber encaminha notícia-crime contra Bolsonaro por incentivo à cloroquina
Bolsonaro mostra cloroquina para as emas no Palácio da Alvorada - Foto: reprodução

Rosa Weber, ministra do Superior Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria Geral da República (PGR) uma notícia-crime apresentada pelo PDT contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por promover e incentivar o uso de cloroquina e hidroxicloroquina durante a pandemia do novo Coronavírus.

A notícia-crime foi apresentada pelo PDT pela promoção feita pelo presidente do uso de um remédio, que não tem eficácia comprovada cientificamente no tratamento da Covid-19. Caberá ao procurador-geral da República, Augusto Aras, analisar se prossegue com a investigação ou se arquiva o pedido.

O partido protocolou o pedido no dia 09 de fevereiro. A sigla acusa o chefe do Executivo de colocar a vida da população em risco com a “promoção de medicamentos ineficazes contra a Covid-19”.

Na última quarta-feira (17), o Ministério da Saúde abriu um chamamento público para a compra de mais hidroxicloroquina. O aviso inclui outros medicamentos a serem adquiridos, mas não há quantidade definida para nenhum deles. No caso da hidroxicloroquina, não há definição de qual o uso que será dado ao medicamento.

Na ação, assinada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, o partido aponta a “indicação sistemática de tratamento precoce para a Covid-19 e da produção de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina e hidroxocloroquina sem licitação”.