Violência

Sindguarda se posiciona sobre caso de idoso agredido em São Luís do Quitunde

De acordo com a nota do sindicato, atualmente não existem guardas municipais atuando em São Luís do Quitunde

Por 7Segundos 19/02/2021 21h09 - Atualizado em 19/02/2021 22h10
Sindguarda se posiciona sobre caso de idoso agredido em São Luís do Quitunde
Nota de esclarecimento sindguardaal - Foto: Reprodução/Web

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), se manifestou através de uma nota enviada ao 7Segundos sobre o caso do idoso agredido por um suposto guarda municipal , na cidade de São Luís do Quitunde, em Alagoas.

De acordo com a nota do sindicato, atualmente não existem guardas municipais atuando em São Luís do Quitunde e que a informação se difere da passada pela Prefeitura da cidade. 

O sindicato ainda alegou que já fez diversas denúncias ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) acerca das contratações irregulares em São Luís do Quitunde e aguarda um posicionamento do MPE.

Veja a nota na íntegra:

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) informa que, diferente do que informou a prefeitura, não há guardas municipais atuando em São Luís do Quitunde. Os contratados pelo executivo municipal não realizaram concurso público e não foram submetidos a nenhum tipo de capacitação. Logo, não integram a categoria. Ao contrário do que cita a matéria, o homem que agrediu o idoso não é um guarda municipal.

O Sindguarda não admite e combate essa ilegalidade diariamente, porque essa situação só traz prejuízos à categoria. Os guardas municipais precisam ter a conduta ilibada comprovada por meio de certidões negativas, serem submetidos a capacitações e passar por avaliação psicológica. Esses seguranças contratados não tem legitimidade e nem preparo nenhum para atuar como guardas municipais.

O Sindguarda já fez diversas denúncias ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) acerca das contratações irregulares em São Luís do Quitunde e aguarda um posicionamento do MPE. Todas as cidades em Alagoas que têm contratados atuando irregularmente como guardas já foram denunciadas ao Ministério Público reiteradas vezes.

Enquanto não há uma resposta por parte do órgão fiscalizador, o Sindicato vai agendar, na próxima segunda-feira (22), uma audiência com o Procurador Geral do Estado, Francisco Malaquias de Almeida Júnior, para discutir a situação ilegal em São Luís do Quitunde e em outras cidades de Alagoas.

O crime

O jovem foi preso em flagrante pela Polícia Civil após ser acusado de uma tentativa de homicídio contra o idoso. A vítima sofreu várias lesões no corpo e encontra-se internado em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Conforme boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira (19) ele sofreu traumatismo cranioencefálico e está na Área Vermelha Trauma da unidade hospitalar.