Acidentes

Alagoas registra 242 ocorrências de afogamento no período de um ano

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas alerta com dicas de prevenção

Por 7Segundos com Agência Tatu 16/02/2021 18h06
Alagoas registra 242 ocorrências de afogamento no período de um ano
Homem pode ter sido vítima de afogamento - Foto: Ilustração

Com a chegada do Carnaval, é comum uma maior procura pelas praias do estado, sendo relevante reforçar a importância dos cuidados antes de entrar no mar. Isso porque, no último ano, foram registradas 242 ocorrências de afogamento em Alagoas, quatro a mais do que em 2019.

As informações são do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), fornecidas à Agência Tatu. Ainda de acordo com os dados, cinco dos 13 municípios da região metropolitana lideram o número de afogamentos: Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Paripueira e a capital, Maceió.

Em relação ao número de óbitos, o Corpo de Bombeiros informou que esses dados são contabilizados pelo SAMU ou Instituto Médico Legal.

Em entrevista, o Cabo André Luiz, do CBMAL alerta para as medidas preventivas necessárias. “A atuação de pessoas sem conhecimento geralmente remete a ações simples, como retirar a vítima da água, caso não seja possível ligar para o 193 ou alertar o posto de guarda-vidas mais próximo”.

O cabo reitera ainda o que fazer em caso de afogamento. “Não tentar entrar na água se não tiver conhecimento e/ou técnica de salvamento, pois poderá se tornar vítima também, porque uma pessoa se afogando tende a se agarrar em que estiver próximo”.

DICAS DE SEGURANÇA


O que mais salva nesses casos é a prevenção. Fique atento às dicas do Corpo de Bombeiros fornecidas sobre segurança no mar:

Evite locais desconhecidos para entrar na água;
Não entre na água se tiver ingerido bebida alcoólica, mesmo sendo um bom nadador;
Sempre procure um guarda-vidas para saber onde é o melhor local para banho;
Se a praia, rio, lagoa, canal, não tiver a presença de Guarda-Vidas, pergunte a moradores e ou barraqueiros locais, eles sabem onde ocorrem o maior número de afogamentos;
Fique atento aos surfistas, alguns foram treinados pelo CBMAL para dar o primeiro suporte em caso de afogamento;
No caso de crianças, é sempre recomendado a presença de um adulto a pelo menos 1 metro de distância, nunca deixando a água passar da altura do umbigo.