Segurança

Aquisição de novos equipamentos fortalece trabalho de policiais penais em Alagoas

Material reforça segurança dos servidores e aprimora manutenção dos direitos humanos dos apenados

Por Agência Alagoas 10/02/2021 15h03
Aquisição de novos equipamentos fortalece trabalho de policiais penais em Alagoas
Aquisição de novos equipamentos fortalece trabalho de policiais penais em Alagoas - Foto: Agência Alagoas

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) continua investindo em equipamentos e tecnologia para fortalecer o trabalho dos policiais penais de Alagoas. Caneleira, spray de porte individual e spray de uso coletivo são as aquisições da vez, e tudo obtido com recursos próprios. Ainda este ano, novos equipamentos serão distribuídos entre os servidores, utilizando-se também recursos federais repassados pelo Fundo Penitenciário (Funpen).

Nesta quarta-feira (10), foram entregues 70 caneleiras, 300 sprays de porte individual e 200 de uso coletivo. Além de beneficiar o trabalho dos policiais que atuam no sistema prisional alagoano, esses equipamentos servirão, também, à nova turma de policiais penais oriundos do concurso público autorizado, em janeiro deste ano, pelo governador Renan Filho.

Para o capitão Alucham Fonseca, chefe Executivo Administrativo da Seris, a entrega dos Equipamentos de Menor Potencial Ofensivo (EMPOs) visa possibilitar mais segurança para os policiais penais, além de fortalecer a garantia dos direitos humanos aos apenados, evitando-se, assim, a utilização de recursos letais.

“Isso [aquisição] faz parte da política de estruturação de equipamentos do complexo prisional desenvolvida pela Seris. Ainda este ano, teremos outras aquisições de mesma natureza para fortalecer o potencial operacional dos policiais penais, proporcionando, com isso, ainda mais segurança à sociedade alagoana”, afirmou.

O chefe Especial de Gestão Penitenciária, policial penal Milton Pereira, por sua vez, também destaca a importância da chegada dos novos equipamentos. “É de uma grandiosidade, tendo em vista o fortalecimento das operações especializadas da Polícia Penal. Afinal, esta aquisição vai otimizar nossas operações, conferindo ainda mais segurança aos colegas no desempenho de suas atividades”, atestou o gestor.