Alagoas

Alagoas é o estado do Nordeste com a menor incidência de covid-19 nos presídios

Confira a quantidade de casos e óbitos nas penitenciárias de cada estado da região

Por 7Segundos com Agência Tatu 09/02/2021 19h07
Alagoas é o estado do Nordeste com a menor incidência de covid-19 nos presídios
Reeducando sendo testado para a covid-19 - Foto: Ascom Seris

Alagoas é o estado do Nordeste com a menor incidência do novo coronavírus entre os reeducandos. As informações são do Painel Medidas Contra a Covid, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), analisados pela Agência Tatu.

Divididos em 10 unidades com diversos tipos de porte, níveis de segurança e especificidades, existem atualmente 8684 pessoas presas em Alagoas, mas apenas 69* casos de covid-19 foram registrados entre a população carcerária do estado.

Até a última atualização do painel do Depen, os estados do Nordeste com o maior percentual de contágio nos sistemas prisionais são o Piauí, com 18 casos a cada 100 presos, Sergipe com 8,2 e Rio Grande do Norte com uma taxa de 6,6 casos. Em contrapartida, os estados que menos registraram casos de Covid-19 são Alagoas, que tem 0,8% da população carcerária que já contraiu a doença, Paraíba com 2,4% e Maranhão com 3,3%

Em relação ao número de mortes, até o momento a região registrou 20 óbitos de reeducandos por complicações da covid-19. Alagoas, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte não registraram nenhuma morte por covid entre a população carcerária.

Percentual de contágio por covid nas prisões do Nordeste

Alagoas é o estado com a menor taxa de contaminação


Número se refere a quantos presos se contaminaram em relação à população prisional de cada estado

Em nota, a Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris) informou que a política de atenção à saúde do reeducando é um dos pilares da gestão prisional e que a devida assistência à população privada de liberdade vem sendo decisiva no combate à pandemia do novo coronavírus, graças à série de medidas de prevenção – extensiva a visitantes, servidores e seus familiares – adotadas pelo órgão.

“Conforme o último boletim da Seris, divulgado pela Gerência de Saúde em 03 de fevereiro deste ano, são 81 os casos confirmados desde o início da pandemia. Há outros 10 casos em investigação, enquanto 170 já foram descartados. Instalação de barreira sanitária na portaria de acesso ao complexo penitenciário, sanitização periódica de todas as unidades prisionais, confecção e distribuição de equipamentos de proteção individual, além da criação de um hospital de campanha para acolher os reeducandos que apresentam sintomas de síndrome gripal – todos assistidos por equipe multidisciplinar composta, inclusive, por médico infectologista –, estão entre as principais medidas de enfrentamento ao vírus”, disse um trecho da nota da Seris, enviada via assessoria de comunicação.