Política

MP desaprova contas eleitorais do prefeito Jorge Galvão

A vice, Marlene Bomfim, também teve as contas desaprovadas

Por 7Segundos 08/02/2021 18h06
MP desaprova contas eleitorais do prefeito Jorge Galvão
Jorge Galvão - Foto: Assessoria

O prefeito eleito em Jundiá, Jorge Galvão (PSD), e a vice, Marlene Bomfim, tiveram as contas eleitorais desaprovadas pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL). A decisão foi da juíza da 14ª Zona Eleitoral, Lívia Maria Mattos Melo Lima, e saiu na última sexta-feira (05).

A desaprovação ocorreu por conta de irregularidades encontradas na prestação de contas relativas à arrecadação e aplicação de recursos nas eleições municipais em 2020. A responsável pela análise solicitou ao prestador a apresentação dos documentos sanadores. O prestador apresentou novos esclarecimentos, mas, no entendimento técnico, os arquivos não esclareceram as inconsistências graves.

“A Justiça Eleitoral adotará sistema simplificado de prestação de contas para candidatos que apresentarem movimentação financeira correspondente, no máximo, ao valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), fixado pela Lei nº 13.165/2015, atualizado monetariamente, a cada eleição, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou por índice que o substituir. Nas eleições para prefeito e vereador em municípios com menos de 50 mil eleitores, a prestação de contas será feita pelo sistema simplificado”, consta no processo.