Cultura

Festival Alagoanes celebra o centenário do cinema alagoano, está com inscrições abertas para filmes

Produções locais podem ser inscritas até domingo (07)

Por Assessoria 05/02/2021 21h09
Festival Alagoanes celebra o centenário do cinema alagoano, está com inscrições abertas para filmes
Chau do Pife dirigido pelo alagoano Celso Brandão - Foto: Reprodução/Alagoar

A primeira edição do Festival Alagoanes, idealizado pelo Alagoar e contemplado no edital n° 20/2020 - Prêmio Professor Elinaldo Barros, tem como objetivo celebrar o centenário do audiovisual em Alagoas e está com inscrições abertas para filmes até 07 de fevereiro.

O Festival acontecerá durante trinta dias consecutivos, suas ações acontecerão de forma online e gratuita, com debates, oficinas e exibições de filmes dirigidos ou co-dirigidos e produzidos ou coproduzidos por alagoanos ou residentes no Estado.

Para inscrever seus filmes no Festival Alagoanes, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição através deste link. O regulamento do Festival também está disponível para consulta. Em caso de dúvidas ou mais informações entre em contato através do e-mail: [email protected].

O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Dentre as ações formativas ofertadas pelo festival, a primeira foi a oficina de curadoria ministrada por Regina Barbosa. Voltada para os curadores convidados pela produção do Alagoanes, terá como resultado a construção da curadoria e programação do Festival.

O Festival, também ofertará curso de crítica para estimular a escrita sobre os filmes exibidos durante o Alagoanes, entre outras oficinas online com o objetivo de fortalecer essa vertente em nosso estado e capacitar aqueles que já trabalham na área e os que desejam pertencer a esse espaço. Para mais, as exibições dos filmes do Festival Alagoanes e os debates serão abertos para acesso nacional e internacional.