Alagoas

Carnaval 2021: todos os municípios alagoanos suspendem festas

Ministério Público de Alagoas fez a recomendação com base no aumento de casos no país

Por 7Segundos com Assessoria 04/02/2021 15h03 - Atualizado em 04/02/2021 17h05
Carnaval 2021: todos os municípios alagoanos suspendem festas
Carnaval 2021: todos os municípios alagoanos anunciam suspensão das festas - Foto: Assessoria

Por conta da pandemia do novo coronavírus e com o aumento de casos no Brasil, todos os 102 municípios de Alagoas anunciaram suspensão das festividades carnavalescas em 2021. A decisão tem base na recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas e, por ser algo que depende de cada gestor, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) entrou em contato direto com as prefeituras.

O estudo técnico das prefeituras agora é concentrado na decisão de manter, ou não, o ponto facultativo para os funcionários públicos. Em entrevista no último mês, o governador de Alagoas, Renan Filho, disse que dificilmente será dado ponto facultativo, “já que ainda enfrentamos uma pandemia e as aglomerações devem ser evitadas”.

Dentre os pontos recomendados, a AMA orientou que os municípios não realizem quaisquer festividades públicas pertinentes ao período, o cancelamento de contratos, publicação de editais ou qualquer tipo de despesa, repasses, patrocínios ou outras formas de destinação de recursos públicos para eventos de carnaval, inclusive contratação de shows musicais ou artísticos.

A suspensão de festas carnavalescas acompanha a recomendação do Ministério Público Estadual, que deixou a critério dos gestores a melhor decisão.

Em Maceió, Carnaval será em setembro

A Prefeitura de Maceió bateu o martelo e, na tarde dessa quarta-feira (03), anunciou que será mantido o ponto facultativo no Carnaval, mas a folia será adiada para setembro com uma edição especial do Pinto da Madrugada.

O Claydson Moura, coordenador do gabinete integrado de enfrentamento à Covid-19, reunido com outros secretários informou que durante os dias de Momo em fevereiro uma força tarefa irá percorrer a capital para evitar aglomerações, inclusive em festas particulares.