Maragogi

Mudança feita pela Anac fez Estado alterar projeto do Aeroporto de Maragogi, diz Renan Filho

Declaração foi dada em Porto de Pedras

Por Maurício Silva 14/01/2021 15h03 - Atualizado em 14/01/2021 15h03
Mudança feita pela Anac fez Estado alterar projeto do Aeroporto de Maragogi, diz Renan Filho
Governador na solenidade em Porto de Pedras - Foto: Maurício Silva

O governador Renan Filho (MDB) informou em entrevista coletiva que uma mudança de sítio feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez o Governo do Estado alterar parte do projeto do Aeroporto Costa dos Corais, no município de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas, retardando assim o início da obra que estava prevista para iniciar no dia 5 de janeiro de 2021. A declaração do governador foi dada em Porto de Pedras nesta quarta-feira (13) durante a solenidade de ordem de serviço de recuperação da rodovia AL 460.

A obra do Aeroporto de Maragogi será 100% financiada pelo Governo do Estado e está orçada em cerca de R$ 66 milhões. O prazo para conclusão é de dois anos após o início dos trabalhos.

Em entrevista coletiva no dia 21 de dezembro de 2020, Renan Filho contou que as obras iniciariam no dia 5 de janeiro
, porém, disse também, que a data só não seria mantida caso houvesse algum problema na fase final de licitação.

O governador justificou. “A Anac fez uma mudança de sítio do aeroporto e a gente teve que alterar uma parte significativa do projeto. A pista estava num sentido e teve mudar para outro e isso obrigou o Estado a desapropriar uma outra área acessória, mas tudo já foi resolvido. A licitação já foi feita e nós vamos assinar o contrato na próxima semana e vou voltar nos próximos dias para a ordem de serviço para essa obra, que será sem dúvida um marco histórico para a região”, declarou.

“Vamos iniciar a construção do Aeroporto Regional de Maragogi, que vai ser uma obra fundamental para o desenvolvimento do Norte de Alagoas e a partir daí nós vamos pensar na necessidade, inclusive de duplicações de alguns trechos de rodovia nessa região, que dado o crescimento do turismo nessa região em várias cidades a gente já observa em determinadas épocas do ano forte congestionamento de veículos”, acrescentou o governador.

HRN

O Hospital Regional do Norte (HRN) foi inaugurado no dia 6 de julho de 2020
, mas inicialmente está atendendo exclusivamente casos do novo coronavírus. Questionado sobre a abertura total da unidade hospitalar, o governador declarou. “Eu espero que agora com a conclusão do Centro de Diagnóstico do Hospital do Norte, a gente abra o hospital para atender decisivamente para atender tanto em urgência e emergência 24 horas, que é um grande marco e também iniciarmos o programa de regionalização do cirurgias em Alagoas para que a gente possa fazer cirurgias de médio e grande porte aqui no hospital, inclusive ortopedia. Abrir o restante dos leitos de UTI será muito importante e certamente isso vai acontecer nos próximos 90 dias”, informou.