Política

Arthur Lira diz que Congresso cobrará agilidade na vacinação contra Covid-19

Progressista defende início pelo Amazonas este mês e pedirá anúncio de data ao Governo Federal

Por 7Segundos, com Assessoria 07/01/2021 15h03
Arthur Lira diz que Congresso cobrará agilidade na vacinação contra Covid-19
Arthur Lira diz que Congresso cobrará agilidade na vacinação contra Covid-19 - Foto: Assessoria

No terceiro dia de visitas aos Estados do Norte do Brasil, o candidato a presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), declarou nesta quinta-feira (7), em Manaus, que o combate à pandemia do novo coronavírus será a principal pauta do Congresso Nacional no primeiro semestre. "Já sabemos que a vacinação será este mês, mas vou dialogar com o Governo Federal para que seja anunciada a data do início da aplicação da vacina".

O Estado do Amazonas vive uma enorme crise com dezenas de mortos pela Covid-19 todos os dias. "A vacinação tem que se começar por aqui. Não é aqui onde temos o pior cenário? Então, temos que apertar para que se comece a vacinar por aqui".

Economia

Com o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), seu provável primeiro vice-presidente da Mesa Diretora em caso de vitória na Eleição do dia 1º de fevereiro11, Arthur Lira (Progressistas-AL) respondeu a várias perguntas de jornalistas e garantiu que as pautas de desenvolvimento econômico, como o caso do regramento da Zona Franca e a PEC 259, terão uma atenção especial da casa desde que tenha apoio dos parlamentares.

Com a presença também dos deputados federais André Fufuca (Progressistas/MA), Celso Sabino (PSDB/PA), Cláudio Cajado (Progressistas/BA), Dr. Luizinho (Progressistas/RJ), Elmar Nascimento (DEM/BA), Hugo Leal (PSB-RJ), Margarete Coelho (Progressistas/PI), Arthur desenhou um mapa com apoio amplo dos parlamentares do Norte e do Nordeste do País à sua candidatura. "Aqui no Amazonas, no Amapá, em Roraima, por exemplo são 7 de 8 deputados que estão conosco. Isso é bem semelhantes nos demais estados das regiões Norte e Nordeste".

O deputado federal Arthur Lira informou que pretende reduzir o centralismo na gestão da Câmara dos Deputados. "Meu compromisso é por uma Câmara melhor, mais transparente, mais proporcional e mais previsível. Não é possível que tenhamos uma pauta de votação construída na madrugada, sem nem relatório apresentado", declarou Arthur Lira que garantiu a ordem de votação será construída por maioria dos líderes de cada partido. O candidato a presidente da Câmara também garantiu que será respeitada a proporcionalidade partidária, para atender também os menores partidos.