Meio ambiente

São Miguel dos Milagres: cidade turística sofre com lixo abandonado

Moradores reclamam que a coleta não está sendo feita regularmente

Por 7Segundos 29/12/2020 14h02 - Atualizado em 29/12/2020 17h05
São Miguel dos Milagres: cidade turística sofre com lixo abandonado
São Miguel dos Milagres: cidade turística sofre com lixo abandonado - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Atualizado às 16h28

O turístico município de São Miguel dos Milagres, na famosa Rota Ecológica, vem sofrendo nos últimos dias com a falta de coleta de lixo. Os moradores afirmam que a coleta não está sendo feita regularmente e que a cidade do litoral Norte de Alagoas está praticamente abandonada nesse sentido.

De acordo com empresários que possuem negócios na Rota Ecológica dos Milagres, há lugares na cidade turística que a coleta não é feita há cerca de 15 dias e que os resíduos estão apodrecendo nas ruas, causando um grande mau odor, afetando o turismo na cidade.

O acumulo de lixo na cidade é tão grande que chegou a ‘fechar’ ruas com tanto resíduo acumulado. Além dos moradores, a reclamação pela falta de coleta de lixo é também de turistas. A cidade é um dos principais cartões postais do turismo alagoano e é um considerado uma Rota de Charme.

O lixo está espalhado pelas ruas, calçadas, terrenos baldios e praças públicas. Além do Centro da cidade turística, o problema se repete nos povoados Toque, Porto da Rua e Riacho. Os moradores acionaram o Ministério Público, que gerou uma Ação Civil Pública e aguarda uma decisão liminar.

Um morador, que preferiu manter o anonimato, disse que a situação está insuportável. “Nossa cidade não merece passar por essa situação. Além do problema da pandemia agora temos esse outro problema no município. As pessoas não têm onde colocar tanto lixo acumulado”, informou.

O 7Segundos tentou contato com o prefeito da cidade Rubens Felisberto (MDB), mas não obteve sucesso. O atual gestor saiu derrotado no pleito eleitoral realizado no mês de novembro de 2020. No dia 1º de janeiro de 2021, a gestão passa a ser de Jadson Lessa (PTB).

Moradores informaram que a coleta começou a ser normalizada em algumas partes da cidade na tarde desta terça-feira (29).