Política

Vacina covid: Cibele Moura faz indicação para Estado priorizar profissionais da educação

Parlamentar lembra que a educação e a extrema necessidade de retomada das aulas presenciais é preciso imunizar educadores

Por 7Segundos, com Assessoria 15/12/2020 15h03 - Atualizado em 15/12/2020 15h03
Vacina covid: Cibele Moura faz indicação para Estado priorizar profissionais da educação
Deputada Cibele Moura (PSDB), em sessão na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria


A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) protocolou, na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), indicação ao governador Renan Filho (MDB) e ao secretário de Saúde, Alexandre Ayres, para que empreendam esforços no sentido de formular um plano de vacinação para o Estado de Alagoas e que inclua os profissionais da educação como prioridade. 

A parlamentar entende que diante da situação de emergência em que se encontra não apenas a saúde, mas a educação, e pensando num protocolo de retomada das aulas presenciais, suspensas desde março por causa da pandemia do coronavírus, é imprescindível que os educadores e todos os trabalhadores da educação estejam entre os que terão prioridade na vacinação.

“É preciso pensar urgentemente na crise que passa a educação no Brasil e em Alagoas e sem a vacinação desses profissionais fica difícil estabelecer a volta às aulas com segurança. Portanto, estou pedindo ao governo que inclua a categoria como prioritária e acredito que serei atendida, já que é uma medida mais do que necessária nesse momento”, afirma Cibele. 

Na justificativa da indicação, que depois de votada em plenário seguirá para a análise do governo, a deputada que “diversos estados já estão dando início ao planejamento para o protocolo de vacinação contra a Covid-19, como é o caso de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, os quais estão estabelecendo como grupos prioritários os profissionais da saúde, idosos e grupos indígenas”. 

Ela lembra que “considerando a situação de emergência que se encontra a educação, principalmente no Estado de Alagoas, e, por consequência, a sua extrema necessidade de retomada, é preciso que os profissionais da educação estejam devidamente imunizados, a fim de que o processo de reabertura das escolas ocorra da maneira mais segura possível.