Música

'Liberdade Provisória' é a música mais ouvida em 2020, diz pesquisa

Levantamento do aplicativo YouTube Music, divulgado nesta quarta-feira (9), apresentou as 100 músicas mais tocadas ao longo do ano

Por R7 09/12/2020 16h04
'Liberdade Provisória' é a música mais ouvida em 2020, diz pesquisa
Dupla Henrique e Juliano aparece em primeiro lugar entre as músicas mais ouvidas - Foto: Divulgação

Liberdade Provisória, da dupla sertaneja Henrique e Juliano, aparece em primeiro lugar, no YouTube Music, na lista das 100 músicas mais ouvidos em 2020 no Brasil. O levantamento foi divulgado pelo aplicado nesta quarta-feira (9). O vídeo oficial da música já soma mais de 311 milhões de visualizações no YouTube.

A música foi extraída do DVD gravado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 2019. Os sertanejos tamém emplacaram outras seis músicas no ranking, entre elas Amor Atual e Se Eu Fosse Você.

Liberdade Provisória, que também está em primeiro no Spotify, trata de um tema bem comum ao gênero musical: a "sofrência" e traz um palavrão em seu refrão. "Implorei pra voltar. Não me manda embor. Sou preso na sua vida. Era só liberdade provisória", diz trecho da letra composta por Henrique Castro e Elvis Elan.

Em segundo lugar, quebrando a hegemonia dos sertanejos e funkeiros, está o grupo de pagode brasilense Menos é Mais, com um medley de mais de 8 minutos de duração que traz as músicas Melhor Eu Ir, Ligando Os Fatos, Sonho de Amor e Deixa Eu Te Querer, também em gravação ao vivo.

O grupo - que faz parte da gravadora Som Livre - venceu recentemente o Prêmio Multishow na categoria "Experimente", voltada a novos artistas. O Menos é Mais tem quatro anos de carreira e já soma a marca de mais de 640 milhões de visualizações em seus vídeos postados no YouTube.

A terceira música mais executada no aplicativo foi S de Saudade, da dupla Luiza e Maurílio, com participação dos também sertanejos Zé Neto e Cristiano. Gravada ao vivo, mas em estilo mais intimista, a letra fala sobre a decepção com a vida de solteiro por conta de um amor mal resolvido.

A balada sertaneja A Gente Fez Amor, gravada por Gusttavo Lima, ocupada a quarta posição. Ela consta do DVD O Embaixador In Cariri, gravado pelo artista no Crato, no Ceará. Na quinta colocação está o funk Sentadão, lançado pelo DJ carioca Pedro Sampaio, de 23 anos, em parceria com Felipe Original, JS o Mão de Ouro.

A cantora Marília Mendonça, que no ano passado ocupou a segunda posição no YouTube Music com o hit Bebi Liguei, ocupa a sétima colocação do ranking com a música Graveto, também em registro ao vivo. Já na lista de vídeos de músicas mais vistos, divulgada na semana passada pelo YouTube, Graveto aparece em primeiro - essa lista só considera vídeos lançados neste ano de 2020.

Se no ano passado, a mesma lista apontava cinco hits sertanejos pop entre as dez mais tocadas, este ano a preferência saltou para sete. Para a diretora de parcerias musicais do YouTube para América Latina, Sandra Jimenez, o ranking reflete o que os brasileiros consomem nas plataformas e também do sucesso das lives que os artistas do gênero promoveram durante a pandemia. "Eles tiveram uma grande audiência nas lives que, aliás, teve seu boom justamente no Brasil e, posteriormente, no mundo", diz.

A executiva também fala sobre a preferência do público que acompanha o sertanejo pelo conteúdo gerado a partir de gravações ao vivo, como é o caso dos sucessos de Henrique & Juliano, Luiz & Maurílio, Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Gustavo Miotto, para citar alguns dos mais bem posicionados no ranking. "Vou a muitos shows, e muitos deles sertanejos, e vejo que o público se emociona ao chegar lá e ver aquele palco enorme, as luzes. E essa experiência, de alguma maneira, está nos vídeos e músicas que eles lançam", afirma.

Anitta aparece três vezes no ranking, todas elas em parceria com outros artistas, como em Some Que Ele Vem Atrás, cantada em dupla como Marília Mendonça. Luan Santana aparece apenas uma vez na lista, na 85ª posição, com Água com Açúcar. Outros nomes populares como Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Thiaguinho não emplacaram nenhuma música entre as 100 mais ouvidas em 2020.