Música

Fernandinho lidera ranking gospel em 2020, mostra pesquisa inédita

Levantamento da plataforma de streaming Spotify coloca o artista no topo das paradas do ano

Por R7 01/12/2020 10h10
Fernandinho lidera ranking gospel em 2020, mostra pesquisa inédita
Músico acumula mais de 1,5 milhão de ouvintes mensais no Spotify - Foto: Reprodução / Instagram

Fernandinho foi o artista gospel mais ouvido ao longo de 2020. É o que aponta um levantamento inédito da plataforma de streaming Spotify, que o Portal R7 divulga em primeira mão nesta terça-feira (1º).

O músico, que acumula pouco mais de 1,5 milhão de ouvintes mensais, também aparece em 9º no ranking de álbuns, com Uma Nova História (Ao Vivo), de 2009. Ao todo, ele conta com 14 discos ao longo da carreira.

É a primeira vez, desde a sua chegada ao Brasil, que a plataforma digital apresenta uma retrospectiva com músicas, artistas e álbuns do "gênero mais ouvindo no país ao longo do ano".

De acordo com o Spotify, nos últimos meses, foi observado "uma mudança no comportamento de seus usuários, registrando um crescimento considerável nas buscas pelo gênero gospel".

O levantamento é uma constatação das transformações pelas quais o mercado vem passando desde a virada do século, com a inclusão de estilos, instrumentos musicais e, também, referências que vão além de cerimônias religiosas. 

Além do pastor evangélico Fernandinho, aparecem na lista de artistas mais ouvidos na plataforma de streaming os cantores Gabriel Rocha, Kemuel, Priscilla Alcantara, Aline Barros e Isadora Pompeo.