Agricultura

Centro vai capacitar jovens para uso de tecnologias na agricultura

Projeto do campus Maragogi vai atender 160 alunos de escolas públicas de Maragogi a partir de janeiro do próximo ano

Por 7Segundos, com Assessoria 03/11/2020 14h02
Centro vai capacitar jovens para uso de tecnologias na agricultura
Centro vai capacitar jovens para uso de tecnologias na agricultura - Foto: 7Segundos

160 Jovens de baixa renda de escolas públicas do município de Maragogi, no litoral Norte do Estado, serão atendidos pelo Centro de Estudos e Capacitação em Solução para Agricultura 4.0 a partir de janeiro de 2021. O projeto visa o treinamento de estudantes para melhorar processos agrícolas com o uso de tecnologias e será executado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi.

O coordenador do Centro, Alexandre Nascimento dos Santos, informou que professores e alunos do campus vão conduzir a iniciativa num prazo de dois anos. A primeira etapa será de novembro a dezembro com a capacitação remota dos organizadores da proposta. O processo seletivo da primeira turma deverá ocorrer em janeiro de 2021 e o curso está previsto para ser realizado de fevereiro a maio. O orçamento da ação é de R$ 110 mil.

Os participantes vão aprender a usar tecnologias versáteis e de baixo custo para solucionar problemas encontrados no dia a dia de propriedades rurais. “Poderão aplicar essas tecnologias para monitorar e processar dados meteorológicos, automatizar sistemas de irrigação, automatizar exaustores para controle da temperatura em galpões, monitorar o nível e a vazão de cursos d’água, automatizar o acendimento de luzes em instalações e residências rurais”, exemplificou. As aulas serão na sede do campus, na praia de Peroba.

Alexandre informou ainda que providências de biossegurança serão adotadas no andamento do projeto para garantir a proteção dos participantes contra a Covid-19. “À medida que o início do curso for se aproximando, serão analisados os cenários em relação a pandemia de Covid-19 e definidas as medidas que deverão ser adotadas”, destacou.

O Centro de Estudos e Capacitação em Soluções para a Agricultura 4.0, do campus Maragogi, foi aprovado em seleção promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo cujo resultado final foi publicado no dia 31 de outubro deste ano. Também foram aprovadas as propostas “Aprendendo tecnologias da economia 4.0 usando aplicações nas ciências naturais”, pelo campus Maceió, e o “IFAL Bootcamp: ideias inovadoras para jovens talentos”, pelo campus Rio Largo.