Viral

Bloco de calcário com fósseis de dinossauros é descoberto em MG

Achado é importante para a ciência, turismo e economia do município, que também é considerado como a 'Terra dos Dinossauros'

Por G1 01/11/2020 18h06
Bloco de calcário com fósseis de dinossauros é descoberto em MG
Bloco pesa 2,5 toneladas e contém fósseis de dinossauros herbívoros e carnívoros - Foto: G1

Um bloco de calcário e arenito contendo fósseis de dinossauros carnívoros e herbívoros foi descoberto em Uberaba na última semana. O material, que pesa cerca de 2,5 toneladas, foi retirado de um ponto de mineração de calcário de um grupo empresarial às margens da rodovia BR-050, a aproximadamente 50 km da área urbana.

O bloco foi entregue na última sexta-feira (23) ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que vai retirar os fósseis que estão concentrados em uma camada com cerca de 15 centímetros. O achado é importante para a ciência, turismo e economia do município, que também é considerado como a "Terra dos Dinossauros".

O material foi entregue por Paulo César Silva Macedo, técnico em paleontologia de uma empresa de consultoria ambiental, e recepcionado pela diretora do CCCP, Stela Mariana de Morais, acompanhada dos funcionários do complexo e de Marcelo Nicolau, da Casa do Turista.

Como o bloco não cabe dentro do Museu dos Dinossauros e pela necessidade de conservar os fósseis, ele foi envelopado para evitar qualquer acidente e, assim que possível, o preparador de fóssil irá retirá-lo e levar para o laboratório.