Geral

Contribuintes podem agendar a restituição do Imposto de Renda pelo portal BB

Serviço está disponível tanto para clientes, quanto para não correntistas

Por Assessoria 30/09/2020 21h09
Contribuintes podem agendar a restituição do Imposto de Renda pelo portal BB
Banco do Brasil - Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (30), a Receita Federal libera mais um lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o Banco do Brasil (BB) disponibilizou uma nova solução para o contribuinte que não recebeu o valor direto em sua conta devido a divergências ou ausência de dados bancários em sua declaração anual. A novidade chega para quem não é correntista do BB, que passa a ter a possibilidade de realizar o agendamento do crédito pelo portal bb.com.br/irpf, na opção "Consulte sua restituição de Imposto de Renda".

Ao inserir os dados bancários corretos, o crédito para o contribuinte correntista de qualquer instituição financeira ocorre no dia útil seguinte. Até então, o serviço estava disponível apenas nas agências e por meio da Central de Relacionamento BB (CRBB).  

Já o contribuinte cliente do BB tem disponível a opção de agendamento do crédito de forma simples e ágil, por meio de autoatendimento digital. Para tanto, basta acessar a conta corrente pela Internet (menu Conta Corrente > Imposto de Renda > Restituição de Imposto de Renda). Na tela, é possível verificar se existe restituição pendente de agendamento e, no mesmo momento, registrar os dados para redirecionamento do saldo a restituir para sua conta corrente ou conta poupança. Também neste caso, o crédito ocorre no próximo dia útil.

O BB é a instituição financeira centralizadora do processamento das restituições da Receita Federal do Brasil (RFB).