Cultura

Jovem escritor de Porto de Pedras é destaque no litoral Norte

Vinícius Rudney sonha ser juiz e colaborar com a comunidade onde nasceu

Por Maurício Silva 28/09/2020 15h03 - Atualizado em 02/10/2020 09h09
Jovem escritor de Porto de Pedras é destaque no litoral Norte
Vinícius Rudney sonha ser juiz e colaborar com a comunidade onde nasceu - Foto: Cortesia

Mais um jovem talento do município de Porto de Pedras começa a se destacar no Estado: dessa vez trata-se do escritor Vinícius Rudney Ancelmo da Silva, de 20 anos de idade. Ele já escreveu um premiado livro infantil e está escrevendo um romance que se passa no litoral Norte. Ele é estudante de direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sonha ser juiz e colaborar com a comunidade que nasceu.

Vinícius Rudney Ancelmo da Silva escreveu em 2019 “As aventuras do Bento, o Peixe-Boi”. O livro infantil sobre educação ambiental se passa na cidade turística de Porto de Pedras. A obra premiou o jovem portopedrense e foi eleito o terceiro melhor livro do edital do primeiro concurso de literatura infantil da Secretaria de Cultura de Estado de Alagoas (Secult). Ele é do bairro ribeirinho Salinas, que fica às margens do caudaloso rio Manguaba.

O jovem escritor é um apaixonado por questões sociais. “Desde cedo sempre fui engajado em questões sociais, ambientais e políticas dentro da comunidade, aos 16 anos escrevi para a revista nacional do ICMBio sobre protagonismo juvenil dentro da Unidade de Conservação APA Costa dos Corais. Com a mesma idade, fui um dos representantes de Alagoas na Olímpiada Nacional de Língua Portuguesa no gênero artigo de opinião onde expus o conflito econômico e os impactos sociais na comunidade ribeirinha decorrentes da privatização do acesso às praias por parte de empreendedores hoteleiros”, contou.

O escritor revelou quais são seus sonhos. “Eu sonho em, após terminar a faculdade, ingressar na magistratura e ser Juiz de Direito na comarca que abrange a cidade que eu cresci, por entender os anseios do meu povo e querer ajuda-los com o que eu puder. Além disso, estou caminhando e sonhando em ser um escritor referência em Alagoas, atualmente, eu sou um dos únicos representantes de Porto de Pedras na disseminação literária atrelada a educação e cultura, para dentro do Estado e para fora dele, como foi em 2016. Então eu quero continuar expandindo a cultura alagoana durante a minha trajetória”, frisou.

Vinícius Rudney está escrevendo um novo livro. “Estou escrevendo um romance que o título provisório é "As duas faces do fogo". Nesse livro, eu quis trazer novamente o litoral norte como cenário para as minhas histórias – porque eu tenho um amor e um interesse imenso por esse lugar - e trazer uma pegada investigativa, sem deixar os elementos culturais da nossa terra passar em branco, nesse viés, além da política, eu incluo elementos narrativos da cultura local de Porto de Pedras e das cidades vizinhas para servir de base cenográfica para os personagens, como danças, costumes e festividades que são fundamentais para a construção da obra e para deixa-la o mais alagoana possível sem excluir o tom épico dos personagens que eu quero retratar”, disse.

Ele revelou que o novo livro traz em seu enredo a história de uma personagem, órfã, moradora de uma cidade litorânea do litoral Norte de Alagoas que começa a investigar o assassinato da sua melhor amiga. A protagonista é rodeada pelas disputas políticas locais, pelos jogos de poderes dentro da pequena cidade e uma série de mentiras, segredos e traições que o povo da pacata cidade está escondendo. A obra fictícia envolve até  segredos até sobre a origem da própria protagonista que vão se desenrolando e mostrando durante a trama.