Educação

Biossegurança nos meios de hospedagem e turismo em debate online

Evento gratuito será de 22 a 24 deste mês e é voltado a estudantes e a quem atua no segmento de hospedagem e turismo

Por 7Segundos, com Assessoria 17/09/2020 07h07
Biossegurança nos meios de hospedagem e turismo em debate online
Hosptur 2019 foi presencial. Neste ano, será online - Foto: Assessoria

As medidas de biossegurança nos meios de hospedagem e turismo para atender o novo perfil de turista serão um dos assuntos discutidos na quarta edição do Hosptur, evento de hospitalidade e turismo voltado a quem trabalha no segmento e a estudantes. A atividade será de 22 a 24 deste mês no www.youtube.com/ifalmaragogi e é organizada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi.

A ideia de debater o assunto surgiu para auxiliar a retomada dos serviços de hospitalidade e turismo afetados fortemente pela pandemia de Covid-19, no Litoral Norte de Alagoas, segundo informou o coordenador do evento, Renato Lobo. Pousadas, hotéis, agências e guias de turismo precisam cumprir normas de biossegurança para se manterem em funcionamento.

“A preocupação hoje não está apenas na higienização das unidades habitacionais, mas também na sanitização delas. Toda superfície que não recebia aplicação de produtos de limpeza, agora precisa”, exemplificou Renato Logo. Serviço de quarto para refeições, bloqueios de espaços para garantir espaçamento mínimo de até dois metros entre pessoas e outras regras de locomoção também são orientações contidas em protocolos de proteção contra o Coronavírus.

A recomendação de Renato Lobo a usuários de meios de hospedagem e serviços turísticos é observar se o empreendimento ou profissional possui o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, emitido pelo Ministério de Turismo. Conforme dados do governo federal, Alagoas já recebeu 1083 selos. Eles deve ser colocados em local de fácil acesso e conter QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele prestador. Permite ainda denúncias em casos de descumprimento de regras sanitárias.

Rodas de conversa transmitidas ao vivo pela internet

A quarta edição do Hosptur terá por tema “Hospitalidade e Turismo em tempos de pandemia” e será no Youtube em função da pandemia de Covid-19. O evento é gratuito e o interessado pode fazer a inscrição online e conferir a programação completa. Haverá certificado para os participantes do encontro organizado pelo campus Maragogi.

No dia 22 de setembro, ocorre a cerimônia de abertura às 19h com a palestra “Protocolos de biossegurança e treinamentos para implementação em meios de hospedagem”. A roda de conversa “Recepção e reservas, governança e hospedagem em tempos de pandemia” abre a programação do dia 23, às 14h. Em seguida, será a vez de “Protocolos de biossegurança para área de bebidas e alimentos”.

O Hosptur termina dia 24, a partir das 14h, com “Prestadores de serviços e eventos geradores de fluxo turístico no contexto da pandemia” e “Turismo, hospitalidade e desenvolvimento sustentável em tempos de Covid-19”. Segundo o coordenador do evento, Renato Lobo, o público poderá tirar dúvidas com os palestrantes e compartilhar experiências exitosas na oferta de serviços aos clientes. Informações: maragogi.ifal.edu.br e @ifalmaragogi.