Entretenimento

Com “Pantanal”, Globo quer corrigir erro de 30 anos

Por R7 14/09/2020 10h10
Com “Pantanal”, Globo quer corrigir erro de 30 anos
Benedito Ruy Barbosa, autor de "Pantanal" - Foto: Divulgação

Sobre “Pantanal”, produzida na Manchete em 1990, foram muitos os embaraços até a novela ficar em pé. Um deus nos acuda.

Primeiro que a Globo não quis. Ao reprovar a sinopse, houve quem, na sua direção, considerasse uma loucura: “como colocar mais de 50 ou 60 pessoas no meio do mato, por mais de 6 meses, para gravar uma novela?”.

Ao sair da Globo por causa disso, o autor Benedito Ruy Barbosa enfrentou com a sua produção as mais diferentes dificuldades, especialmente na montagem do elenco, no fim formado só por atores desempregados.

E entre esses bastidores, a escolha de Lima Duarte para o papel de Zé Leôncio. Estava tudo acertado com ele: tempo de contrato, quanto ia receber e até algumas condições especiais. Mas na hora “h”, no momento de assinar, ele preferiu aceitar uma proposta do Boni.

Sem saída, Benedito apelou para Claudio Marzo, brigado com a Globo, ficar com os dois papéis, Zé Leôncio e Joventino, o Velho do Rio. Assustado, ele chegou a recusar, mas, colaborando com o autor, acabou aceitando e fez muito bem os dois personagens.

Em meio a tantas, “Pantanal” foi um grande sucesso. A Globo, além de pegar o Benedito de volta, acabou contratando todo o seu elenco. Inclusive o próprio Cláudio Marzo. E agora, 30 anos depois, vai passar por cima de um erro do passado. Sempre é tempo.