Educação

Ifal Maragogi divulga programação de ensino remoto emergencial

Semana de recepção é voltada aos alunos dos 4º anos de Agroecologia e de Hospedagem, além daqueles em progressão parcial

Por 7Segundos, com Assessoria 11/09/2020 10h10
Ifal Maragogi divulga programação de ensino remoto emergencial
Ifal Maragogi divulga programação de ensino remoto emergencial - Foto: 7Segundos

A programação da semana de ambientação e recepção aos alunos dos quartos anos dos cursos técnicos de Agroecologia e de Hospedagem foi divulgada, nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Maragogi. O encontro virtual vai de 14 a 18 de setembro deste ano – nos períodos da manhã e tarde - e também é voltado a quem está em progressão parcial.

Os alunos das turmas A de Agroecologia e de Hospedagem participam da atividade das 9h às 11h. Já as turmas B serão das 14h às 16h. A programação inclui assuntos, como sala de aula invertida, classeroom, entre outros. Os participantes devem clicar no link para terem acesso à reunião.

Segundo a chefe do departamento acadêmico, Edineia Alves Homem, a formação vai esclarecer os alunos sobre o que é ensino remoto e suas regras e ajudá-los a utilizarem ferramentas de educação à distância. “Vamos orientá-los no funcionamento do SIGAA, onde é possível depositar material de estudo, fazer avaliações. Haverá uma parte específica em relação ao G Suite, ferramenta que os alunos passaram a ter acesso com email institucional. Lá eles têm meet, docs, planilhas”, explicou.

As aulas do ensino emergencial também foram pensadas para os alunos que se preparam para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que ocorrerá em 17 de janeiro de 2021. Edineia informou que a organização dos módulos da formação segue orientações do Ministério da Educação. “Priorizamos as disciplinas do núcleo básico, que caem no Enem.

Vamos sentir o trabalho e avaliar a possibilidade da oferta de aulões, como fazíamos presencialmente”, disse.
Após 50 dias de aplicação das aulas remotas, deverá ser feita uma análise das atividades realizadas com os alunos. Conforme Edineia, docentes, discentes, equipe da assistência estudantil participarão desse processo, que inclui aplicação de formulários. A avalição está prevista na resolução editada pelo Instituto Federal de Alagoas, que disciplina educação emergencial à distância.