Eleições

Pesquisa Ibrape mostra liderança de David Pedrosa em Porto Calvo

Atual prefeito lidera em todos os cenários pesquisados

Por Maurício Silva 09/09/2020 07h07 - Atualizado em 09/09/2020 15h03
Pesquisa Ibrape mostra liderança de David Pedrosa em Porto Calvo
Prefeito David Pedrosa lidera todas as intenções em Porto Calvo - Foto: Divulgação

O Instituto Ibrape divulgou nesta quarta-feira (9) uma nova pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-05268/2020 para saber as intenções de votos para o cargo de prefeito do município de Porto Calvo, cidade localizada no Norte de Alagoas. O atual gestor, David Pedrosa (MDB), lidera em todos os cenários pesquisados.

Segundo a pesquisa, na avaliação espontânea (quando não diz nome de nenhum pré-candidato) David Pedrosa (MDB) aparece com 35,2%; o ex-prefeito Kaika (PSD) fica com 26,9%; Antônio Carlos com 4,2%; Jefferson Rodrigues (PTB) 0,4%; e não sabe 33,3%. Em relação a pesquisa divulgada no começo de agosto, o pré-candidato do MDB teve uma leve alta de 0,2%; Kaika caiu 5%; Antônio Carlos cresceu 2,4%; e o pré-candidato do PTB manteve o mesmo percentual.

Na avaliação estimulada (quando diz os nomes dos pré-candidatos) a pesquisa mostra a liderança do atual prefeito com os seguintes números: David Pedrosa 40%; Kaika 33%; Antônio Carlos 6%; Jefferson Rodrigues 1%; não sabe/indeciso 15%; e branco/nulo/ninguém 5%. Em relação ao levantamento de agosto, David Pedrosa cresceu 2%; Antônio Carlos cresceu 3%; Jeferson Rodrigues manteve o mesmo número e Kaika teve uma queda de 6%.

Quando o nome do ex-prefeito Kaika é substituído pelo filho Katullo Lima o cenário mostra liderança folgada do atual prefeito: David Pedrosa 41%; Katullo filho do Kaika (PSD) 24%; Antônio Carlos 8%; Jefferson Rodrigues 2%; não sabe/indeciso 17%; e branco/nulo/ninguém 8%. Com relação ao levantamento do mês passado, David Pedrosa e Jefferson Rodrigues mantiveram os mesmos números; Antônio Carlos cresceu 2%; e Katullo filho do Kaika caiu 5%.

Aprovação

O Ibrape também quis saber dos entrevistados como eles avaliam até agora a administração do prefeito David Pedrosa e o instituto mostrou os seguintes números: ótimo 20%; bom 30%; regular 12%; ruim 15%; péssimo 20%; e não sabe 3%. O Ibrape também perguntou se os entrevistados aprovam ou desaprovam a maneira como o atual gestor vem administrando Porto Calvo e mostrou o seguinte cenário: aprova 56%; desaprova 38%; e não sabe/ não opinou 6%.

Rejeição

O instituto Ibrape também perguntou se as eleições para prefeito fossem hoje, em qual pré-candidato a pessoa não votaria de jeito nenhum e mostrou os seguintes números: David Pedrosa 21%; Antônio Carlos 19%; Kaika 15%; Jefferson Rodrigues 9%; Katullo filho do Kaika 6%; e não sabe/nenhum 30%.

A pesquisa

O instituto Ibrape realizou a pesquisa no dia 6 de setembro de 2020. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3,51 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Foram ouvidas 750 pessoas e a pesquisa está registrada sob o Nº de registro: AL-05268/2020.