Justiça

Ex-médico Roger Abdelmassih é levado de volta a presídio em SP

Determinação foi expedida pela 6ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP após recurso do MP-SP (Ministério Público de São Paulo)

Por R7 31/08/2020 15h03
Ex-médico Roger Abdelmassih é levado de volta a presídio em SP
Roger Abdelmassih foi condenado a 173 anos de prisão pelo abuso sexual de pacientes - Foto: Reprodução

O ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 173 anos de prisão pelo abuso sexual de pacientes, é levado de volta para o presídio em São Paulo nesta segunda-feira (31). Ele havia sido liberado em abril para cumprir pena em regime domiliciar por pertencer ao grupo de risco para o novo coronavírus.

A determinação foi expedida pela 6ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) após recurso do MP-SP (Ministério Público de São Paulo).

Abdelmassih tem 76 anos de idade e um quadro de doenças crônicas. Antes da liberação, ele cumpria pena em regime fechado.

Após a adoção do novo regime, o ex-médico também foi liberado do uso de tornozeleira eletrônica devido à falta do equipamento no sistema prisional. No regime domiciliar, ele não pode sair de casa, a não ser em caso de emergência médica.

O pedido de prisão domiciliar foi feito no fim de março, depois que a Justiça autorizou a saída de alguns presos do regime semiaberto. A defesa de Abdelmassih alegou que ele estava sujeito ao risco de morte casfosse infectado. Além da idade avançada, ele é portador de doença cardíaca grave.

O Ministério Público alegou que há todas as condições para que Abdelmassih cumpra a pena na penitenciária. De acordo com a Promotoria, a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, referente ao protocolo para a população carcerária na pandemia do novo coronavírus, não pode ser justificativa para a soltura desenfreada de presos.