Entretenimento

Sem anunciantes, Globo perde as corridas de F1 após 40 anos

Competição de automobilismo não deve ser mais exibida na emissora por falta de patrocínios

Por R7 28/08/2020 10h10 - Atualizado em 28/08/2020 10h10
Sem anunciantes, Globo perde as corridas de F1 após 40 anos
Ayrton Senna foi tricampeão de F1 - Foto: Estadão Conteúdo

Você gosta de F1? Pois saiba que esse deve ser o último ano da competição de automobilismo na TV aberta brasileira.

Para a tristeza de Galvão Bueno, narrador apaixonado pela modalidade, a Globo já informou as agências de publicidade que não renovou os direitos de transmissão da Fórmula 1 para as próximas temporadas. Resumindo: não terá F1 em 2021 na emissora.

Além da audiência em baixa, a emissora não conseguiu patrocinadores suficientes para manter a F1 no canal. Chegou a pedir uma redução nos valores de direitos de transmissão, mas não conseguiu .

Pelo cronograma comercial, a rede deveria já ter no segundo semestre boa parte do pacote de F1 2021 já vendido. Isso não aconteceu.

Globo e Liberty Media, proprietária dos direitos, não chegaram a um acordo e a emissora teve de pular fora. Com isso, a competição deve ficar de fora também dos canais esportivos do grupo, como SporTV.

Se nada mudar, essa será a primeira vez que a Globo não terá os direitos da F1 desde 1980.

Em 40 anos no canal, a competição de automobilismo foi cenário de grandes audiências na TV e da consagração de heróis nacionais como o tricampeão Ayrton Senna.

O pacote de transmissão da Fórmula 1 na Globo foi, ao lado do pacote do futebol, um dos mais valiosos do mercado publicitário brasileiro, com cotas na casa dos R$ 100 milhões (valor de tabela, sem desconto). A falta de interesse do mercado publicitário em renovar cotas ou comprar novas cotas foi determinante para o fim da F1 na Globo.

A Globo ainda não se manifestou sobre o assunto.