Meio ambiente

[Vídeo] Prefeito Henrique Vilela denuncia crime ambiental em Porto de Pedras

Gestor quer a ação dos órgãos de meio ambiente

Por 7Segundos 27/08/2020 09h09 - Atualizado em 27/08/2020 09h09
[Vídeo] Prefeito Henrique Vilela denuncia crime ambiental em Porto de Pedras
Prefeito Henrique Vilela denuncia crime ambiental em Porto de Pedras - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB), denunciou na manhã desta quinta-feira (27) um crime ambiental que está acontecendo na cidade do litoral Norte de Alagoas. Segundo o gestor, um empresário está cometendo as irregularidades na região da Praia do Patacho e o chefe do Executivo quer a ação dos órgãos de meio ambiente.

De acordo com o prefeito, o crime contra a vegetação nativa começou a acontecer no final da tarde de quarta-feira (26) e nesta quinta-feira (27) o gestor denunciou a ação. Henrique Vilela tratou a ação como ganância e que a pessoa que fez isso quer acabar com as atividades dos nativos de Porto de Pedras.

Henrique Vilela gravou um vídeo denunciando a ação. “Estamos aqui entre a praia do Patacho e a da Lage, onde venho denunciar a ação de um mal empresário que chega aqui no nosso município e acha que é o dono de tudo e agora destruindo a natureza. Tá aqui a prova disso: aqui eram aroeiras que nós tínhamos na praia. Onde os jangadeiros colocavam as suas jangadeiros, os pescadores, autorizados pela SPU”, informou.

Vilela segue com a filmagem e diz. “Está aqui a prova do crime: são aroeiras destruídas e a gente está fazendo essa filmagem esperando que os órgãos competentes, o IMA, o ICMBio venham aqui tomar as providências cabíveis com esse cidadão. Que além de está impedindo o trabalho dos pescadores, está também destruindo a natureza. Outra coisa que ele fez aqui, é uma nascente, que destruiu a vegetação nativa da nossa região. Tudo isso para impedir o trabalho dos pescadores e dos jangadeiros que fazem passeios aqui nesse local”, contou.

Na filmagem, o prefeito também mostra a placa do Instituto do Meio Ambiente (IMA) informando que o local é uma área de recuperação de vegetação nativa. “Isso foi aqui foi destruído ontem com motosserra. Inclusive aqui tem uma placa do IMA proibindo a destruição aqui desse local que é uma área de preservação, de recuperação nativa. E esse cidadão aqui fez esse... Destruiu a vegetação e aqui inclusive, isso aqui é uma pequena nascente e no Verão brota água nessa região. Aroeiras, amendoeiras, vegetação destruída”, ressaltou.

O prefeito clama aos órgãos ambientais. “Espero que o IMA e o ICMBio venham aqui. Os pescadores estão aqui esperando para que seja tomada uma posição quanto a esse cidadão”, finalizou.

Veja aqui o vídeo: