Justiça

Presidente do TJ volta a defender criação de patrulha para populações vulneráveis

'Vamos fazer um termo de cooperação para envolver todos os atores interessados nessa operação', afirmou Tutmés Airan

Por 7Segundos, com Assessoria 17/08/2020 15h03
Presidente do TJ volta a defender criação de patrulha para populações vulneráveis
Tutmés Airan, presidente do TJAL. - Foto: Adeildo Lobo

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, voltou a defender a criação de uma patrulha policial específica para atender populações vulneráveis. O assunto foi debatido em reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar, nesta segunda-feira (17).

"É importante haver um grupamento especializado nessas populações. Não é qualquer policial que pode atender idosos, moradores de rua ou a população LGBT, por exemplo. É necessário que a patrulha seja formada por pessoas com sensibilidade e visão de mundo", afirmou Tutmés Airan, ressaltando que o Judiciário poderá atuar na capacitação desses profissionais. "O nosso apoio é total", reforçou.

Tutmés Airan disse esperar que a patrulha esteja em funcionamento no começo de 2021. "Vamos fazer um termo de cooperação para envolver todos os atores interessados nessa operação. É possível que já em fevereiro do ano que vem essa ideia esteja concretizada".

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, afirmou que a patrulha deverá ser formada por 24 policiais, que sairão dos 800 que estão no curso de formação da PM. "Hoje não temos como tirar esse pessoal. Só depois que for concluída a formação dos novos PM's. Por conta da pandemia os cursos estão parados, mas em setembro devemos retornar", disse.

De acordo com o secretário executivo de políticas de segurança pública, Manoel Acácio Júnior, logo que a patrulha for criada, será tratada a questão da readequação no sistema 190, para atender de forma mais efetiva as populações vulneráveis. "Vamos nos reunir e ver se é viável montar uma mesa específica para receber esses chamados".

Também participaram da reunião os juízes José Miranda Santos Júnior e Ygor Figueirêdo, além do PM Mário Xavier.