Covid -19

Reabertura: Região Norte de Alagoas avança para a Fase Amarela

Veja o que poderá abrir após publicação do decreto estadual

Por 7Segundos 11/08/2020 19h07
Reabertura: Região Norte de Alagoas avança para a Fase Amarela
Porto de Pedras, cidade turística do litoral Norte de Alagoas - Foto: Assessoria

As cidades do Litoral e da região Norte, que estavam desde julho na Fase Laranja do plano de reabertura, avançarão de fase e a partir da próxima segunda-feira (17), entrarão na Fase Amarela. O Governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou a mudança em uma live realizada nesta terça-feira (11). A medida foi tomada após a estabilidade de casos da Covid-19 na região. 

As cidades de Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, Jacuípe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Porto Calvo, São Luís do Quintude, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Jundiá e Campestre poderão reabrir: Lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m² (quatrocentos metros quadrados); galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; bares e restaurantes, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.

O Governador ressaltou a redução do número de óbitos no Estado, mas que “é fundamental que a gente siga colaborando com as medidas de distanciamento social, de lavar as mãos e quem puder ficar em casa. Estamos sim com números de óbitos reduzidos, mas com muito trabalho, e temos que fazer a nossa parte”.

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, destacou que “em virtude dos números, estamos fazendo a evolução de fases, mas as pessoas devem continuar evitando aglomerações desnecessárias, para que não tenhamos a necessidade de regredir de fase”.

Retomada das aulas

"Tenho defendido que o retorno só deve ser feito com a segurança máxima. Vamos observar também o que está acontecendo em outros estados", comentou o governador quando questionado sobre a volta às aulas.

Renan Filho disse ainda que as atividades retornarão após uma pesquisa envolvendo alunos, familiares, professores e servidores. "Devemos ter a devida segurança para isso". Mesmo confirmada para abrir na fase verde, o governador não garantiu a retomada das aulas aconteça nesta fase.