Geral

Maragogi libera praias, bares e restaurantes com restrições

Medidas entraram em vigor nesta terça-feira

Por Maurício Silva 28/07/2020 10h10 - Atualizado em 28/07/2020 12h12
Maragogi libera praias, bares e restaurantes com restrições
Praia de Antunes e as outras praias de Maragogi estão liberadas para visitação - Foto: 7Segundos

A Prefeitura de Maragogi decidiu liberar  com restrições as praias do município turístico para visitação. A medida foi publicada na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial dos Municípios (DOM) e já entrou em vigor a partir de hoje. Outras medidas importantes que também foram publicadas são a reabertura com restrições de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres com 50% da capacidade. 

Os bares, restaurantes e lanchonetes terão uma série de restrições como uso de máscara obrigatório, álcool em gel, distanciamento social e não podem funcionar no período noturno, entre outras restrições.

O decreto nº 032/2020 dispõe sobre a prorrogação das medidas para enfrentamento de emergência em saúde pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus e as medidas são válidas até o dia 14 de agosto de 2020. Os números do vírus pararam de crescer muito rápido há dias e o município conta com 371 casos confirmados, número bem menor em relação a municípios como Matriz de Camaragibe, Porto Calvo e São Luís do Quitunde que ultrapassam 600 confirmações. O uso de máscara permanece obrigatório, assim como todas as medidas de distanciamento social.

A gestão também liberou com restrições: templos, igrejas e demais instituições religiosas, de qualquer doutrina, fé ou credo, com 50% de sua capacidade e no máximo duas vezes por semana; galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres, com 50% de sua capacidade.

O decreto também autoriza a convivência em praças, beira da praia e áreas públicas, sendo terminantemente proibida aglomerações; academias, centro de ginástica e estabelecimentos similares, com 50% de sua capacidade; serviço de transportes de vans, mototáxis e buggys, intramunicipal com capacidade máxima de 70%; salões de beleza, barbearias, centros de estética e congêneres, com 50% de sua capacidade.

Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas e é um dos destinos mais procurados do Brasil. A cidade conta com nove praias paradisíacas, estando elas entre as mais bonitas do país. Um dos pontos turísticos mais requisitados são as famosas piscinas naturais, que já foram liberadas para passeio nesse mês de julho.

Permanecem proibidos

Permanecem proibidos o funcionamento de hostel e albergue que possuem cômodos compartilhados e a realização de eventos culturais, artísticos e exposições; qualquer atividade de comércio informal nas praias, cachoeiras, rios e outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas.

Fica prorrogada a suspensão das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal e particular, até o dia 16 de agosto de 2020, ou até novas orientações. Até 2 de agosto de 2020, estarão suspensos o atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Eventos

Também permanecem suspensos: eventos esportivos, de lazer, artísticos, culturais, acadêmicos, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração de pessoas, em locais abertos até a 50 pessoas e até 30 pessoas em eventos fechados; ainda permanecem vedados: as atividades noturnas como danceterias, boates e similares.

Todas as medidas estão publicadas na edição desta terça-feira do Diário Oficial dos Municípios (DOM) podendo ser acessado por meio do site: www.diariomunicipal.com.br/ama/