Cultura

Passo de Camaragibe entrega Teatro Aurélio Buarque de Holanda no dia 14 de agosto

Anuncio foi feito nesta quinta-feira

Por Assessoria 23/07/2020 16h04
Passo de Camaragibe entrega Teatro Aurélio Buarque de Holanda no dia 14 de agosto
Prefeita Vânia Câmara reuniu a equipe e fez o anuncio - Foto: Assessoria

Um dos municípios mais importantes em termos culturais da Região Norte, Passo de Camaragibe, terra do maior dicionarista brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, está dando mais uma importante contribuição no resgate de sua rica e diversificada identidade cultural. É que a prefeita Vânia Câmara esteve reunida nesta quinta-feira (23) com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, para tratar da liberação de recursos e do planejamento da pasta para os próximos meses, mas também para anunciar que no próximo dia 14 de agosto a prefeitura vai entregar a comunidade o espaço reformado e recuperado do Teatro Aurélio Buarque de Holanda.

O prédio, com mais de 100 anos de construção, que servia antes para um clube e que já foi inclusive uma discoteca, foi completamente recuperado e reformado pela prefeitura. Localizado no quarteirão dos Quatro Cantos; bem próximo da casa do dicionarista, que inclusive foi adquirida pela gestão e vai receber em breve um projeto de restauração; será entregue à comunidade no dia 14 de agosto e servirá como teatro, local de palestras e shows culturais. ´´Vamos tentar fazer uma programação diferente, respeitando todos os protocolos sanitários e evitando aglomerações para comemorar a entrega dessa obra, um importante resgate da nossa história´´, disse a prefeita.

Vânia lembrou que Passo de Camaragibe possui outros importantes monumentos históricos, como a antiga Delegacia Pública, que hoje abriga a sede do poder municipal; a Vivenda São José, construída no século XIX; a Casa Dois Leões, que leva esse nome, por ter em sua frente, a figura de dois leões, construção edificada no século XVIII o Sobrado Velho, construído no século XVIII; Sobrado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, construído no século XIX; Sobrado do Centro, construído no século XVIII; a famosa Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída em 1700; a casa do mestre Aurélio Buarque de Holanda; a Ponte Fernandes Lima, que vai completar 100 anos em 2021 e agora o teatro dedicado ao mestre Aurélio.

A prefeita também discutiu com a equipe os recursos do Ministério da Cultura que devem ser repassados ao município, bem como dedicou atenção especial aos jangadeiros, que devem retornar as atividades turísticas em breve e que receberão um kit de ajuda. Vânia destacou que a prefeitura deve montar um novo calendário turístico cultural para o segundo semestre. No final a gestora convocou os secretários das demais áreas da administração para um balanço das ações e readequação das metas estabelecidas para o segundo semestre de 2020. A ideia é acelerar projetos e ampliar ações voltadas principalmente à melhoria da qualidade de vida da população.