Política

Marx Beltrão reforça necessidade de pagamento de Auxílio para atletas e esportistas

Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional

Por Assessoria 17/07/2020 16h04
Marx Beltrão reforça necessidade de pagamento de Auxílio para atletas e esportistas
O coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão, coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional,  avaliou como “mais que necessário” a inclusão de profissionais do esporte entre os beneficiários do auxílio emergencial. No Brasil, 55% dos jogadores de futebol, por exemplo, ganham até R$ 1 mil por mês. Além disso, há toda uma rede de profissionais que depende do setor esportivo e atua como massagistas, educadores físicos e em áreas afins.

“Espero que o Senado aprove este pagamento. O setor do esporte emprega uma gama imensa de trabalhadores. O glamour dos salários milionários beneficia uma minúscula parcela destes profissionais. A maioria trabalha duro e ganha muito pouco, atuando em atividades essenciais para a qualidade de vida, a saúde e o lazer. Aprovar o auxílio emergencial para atletas é fazer justiça para com uma gigantesca classe de trabalhadores que estavam à margem deste benefício” afirmou Marx Beltrão.

O recebimento da renda emergencial está limitado a dois membros da mesma família. Para ter direito ao auxílio do esporte, é preciso atender a critérios como não ser beneficiário do auxílio emergencial já pago a trabalhadores informais e autônomos; ser maior de 18 anos, salvo no caso de atletas ou paratletas com idade mínima de 14 anos vinculados a uma entidade esportiva; ter atuado de forma profissional ou não profissional na área esportiva nos 24 meses anteriores. A atuação poderá ser comprovada de forma documental ou autodeclaração;ou não ter emprego formal ativo, entre outros.

O benefício foi proposto sendo voltado para esportistas e atlelas com fins de combater os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. O texto prevê o pagamento do benefício aos profissionais do esporte por três meses. No entanto, o projeto estabelece que o benefício será prorrogado nas mesmas condições em que for estendida a ajuda aos trabalhadores autônomos e informais.