Geral

Derrubada de palmeiras imperiais causa polêmica em Jacuípe

Derrubamento das árvores segue nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 15/07/2020 07h07
Derrubada de palmeiras imperiais causa polêmica em Jacuípe
Derrubada de palmeiras imperiais causa polêmica em Jacuípe - Foto: Cortesia

Uma das principais paisagens do município de Jacuípe vai deixar de existir: as imponentes palmeiras imperiais. A derrubada das árvores iniciou nesta terça-feira (14) e se estende até esta quarta-feira (15). O fato vem causando polêmica na cidade porque muitos moradores são contrários a medida tomada pela gestão.

As gigantes palmeiras imperiais ficam localizadas na rua Prefeito Mario Acioly Wanderley, no Centro da cidade. O prefeito de Jacuípe, Amaro Ferreira “Júnior Carro Véio” alegou que as árvores estavam danificando o solo, calçadas e havia o risco de desabamento podendo causar danos as pessoas que passam  pela localidade.

No dia 6 de março de 2018 os vereadores de Jacuípe aprovaram o requerimento que autorizava a derrubada das árvores coloniais, mas na época o chefe do executivo tinha afirmado que vetaria o projeto. Mas esse ano o corte foi inevitável por parte da prefeitura.

Júnior Carro Véio disse as árvores estavam causando danos aos moradores. “Está prejudicando as casas dos moradores e as praças também. Mas vamos plantar outras que não cresçam tanto e que tenha o risco de causar danos aos moradores”, justificou.

A Prefeitura de Jacuípe esclareceu que as árvores estavam danificando o canteiro central da rua e que as raízes estavam prejudicando as calçadas, além de ser um risco para os moradores, que poderia ocorrer uma queda inesperada.

Confira a nota da Prefeitura de Jacuípe:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A prefeitura Municipal de Jacuípe, vem através deste, esclarecer os motivos da derrubada das árvores no canteiro central da avenida no centro da nossa cidade.
As árvores vem danificando o canteiro central e suas raízes estão prejudicando calçadas (depoimentos de moradores e constatados), além de ser um risco para os moradores, com a danificação do sono e afim de evitar uma queda inesperada.
A remoção dessas árvores não precisa de autorização do IBAMA ou IMA, pelo fato de serem uma espécie de planta colonial.
A Prefeitura de JACUÍPE  reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente, e não só isso, vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo e apoiando ações. Toda ação do Poder Público municipal será realizada no sentido de promover o bom equilíbrio entre a sociedade e o Meio Ambiente. Nos locais onde as plantas tiveram de ser retiradas, haverá o plantio de outra, de espécie adequada para o local.
É isso que faremos para que nunca mais tenhamos que derrubar novamente, vamos planejar o centro urbano com árvores adequadas.

? PREFEITURA MUNICIPAL DE JACUÍPE 
? SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA