Geral

Ida e volta: dupla pedala de bicicleta 210 km no percurso Porto Calvo/Maceió

Eles foram da Terra de Calabar até a capital e voltaram no mesmo dia

Por Maurício Silva 08/07/2020 15h03
Ida e volta: dupla pedala de bicicleta 210 km no percurso Porto Calvo/Maceió
Ida e volta: dupla pedala de bicicleta 210 km no percurso Porto Calvo / Maceió - Foto: Cortesia

Uma dupla portocalvense pedalou numa aventura e fez o percurso Porto Calvo / Maceió (210 km) ida e volta em um intervalo de 14 horas (sendo duas de descanso). A experiência foi feita neste domingo (5) e iniciou às 3h e terminou com o retorno à Terra de Calabar às 17h.

O feito foi realizado por José Ramos de Verçoza Neto e José Carlos da Silva Costa. Eles saíram de Porto Calvo na madrugada e passaram por Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Barra de Santo Antônio, Paripueira e chegaram à capital alagoana ainda na manhã do domingo e voltaram para o mesmo destino uma hora depois do descanso.

José Ramos de Verçoza Neto contou um pouco sobre a aventura. “Foi puxado, muita, muita chuva, do começo ao fim, mas graças a Deus deu tudo certo e a gente está abrindo precedentes para outras pessoas fazerem - que até onde a gente saiba - ida e volta aqui em Porto Calvo, nunca antes aqui ninguém tinha feito. A gente está abrindo precedentes para outras pessoas também fazer a mesma coisa: buscar seus objetivos, seus sonhos através do esporte”, disse.

Carlos Costa também comentou. “Foi uma verdadeira aventura e superação onde em determinado momento pensei que não iria chegar, mas o pensamento positivo me fez mudar de opinião e continuei até concluir o percurso cansativo. Mas valeu a pena. Isso mostra que não só depende do físico, mas da perseverança”, frisou.

José Ramos de Verçoza Neto disse como surgiu a ideia. “Através de superação, 20 km, 30km, 40km, e a gente sempre teve aquele sonho de chegar até a capital e voltar no mesmo dia, que seria o mais desgastante, o mais difícil e também para incentivar outras pessoas para sair do sedentarismo e ver que é possível.  Ver que quando tem um sonho, ter um ideal, uma meta, um objetivo, você cumpre”, salientou.

“A gente também pegou muita chuva, do começo ao fim. Foi outro obstáculo pra gente e facilidade porque não teve o sol quente, mas também teve a chuva que desgastou muito a gente. Muita chuva forte. Mas graças a Deus a viagem foi tranquila demais, foi ótima. Experiência única. A próxima a gente vai para Recife, tentar ir e voltar no mesmo dia”, prometeu José Ramos de Verçoza Neto.

Pneu furou

No trajeto, o pneu da bicicleta de José Ramos de Verçoza Neto furou. “A bomba que eu levei estava com defeito e eu não sabia. Tinha todo o material para trocar o pneu, mas estava sem bomba. Precisou o Carlão andar ainda uns 10km com o meu pneu para trazer o meu pneu pronto para a gente poder continuar a viagem”, contou.

Outra aventura

José Ramos de Verçoza Neto também já fez outra grande aventura. Em 2015 ele saiu numa motocicleta Yamaha 125cc da cidade de São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul, até Porto Calvo totalizando 3.650 km feitos em três dias e duas noites.