Política

‘Não é a solução’, diz deputado Sérgio Toledo sobre eleições em novembro

Parlamentar disse o ideal seria unificar as eleições

Por Maurício Silva 07/07/2020 16h04
‘Não é a solução’, diz deputado Sérgio Toledo sobre eleições em novembro
Deputado Sérgio Toledo esteve na inauguração do Hospital Regional do Norte - Foto: Reprodução / Instagram

O deputado federal Sérgio Toledo (PL-AL) disse que o adiamento das eleições para novembro melhora, mas não é a solução por conta da pandemia do novo coronavírus. A declaração do parlamentar foi dada em entrevista ao 7Segundos nesta segunda-feira (6) na inauguração do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo.

Sérgio Toledo se mostrou favorável a unificação das eleições em 2022. Ele alegou que adiar o pleito eleitoral para daqui há dois anos seria o ideal por conta que o Brasil estaria em outra situação sanitária por conta da pandemia do novo coronavírus.

O congressista argumentou. “Daqui há dois anos está todo mundo sem essa pandemia, não teria risco nenhum. Porque provavelmente as vacinas vão começar a ser distribuídas a partir do próximo ano. Então a gente daqui há dois anos, não teria nenhum tipo de risco que possa afetar a população do Brasil”, justificou.

Toledo segue comentando. “Isso tem que ser pensado em tudo e o que foi contemplado foi apenas o adiamento de um mês e pouco, um mês e meio já melhora, mas não é a solução. Ao meu entender, a minha visão não é uma solução que não vá ter risco, a gente vai diminuir o risco, apenas diminuição de risco de uma contaminação geral”, disse.

Adiamento

Em uma sessão do Congresso Nacional foi promulgada no dia 2 de julho a Emenda Constitucional 107, que adia as eleições municipais de outubro para novembro deste ano. A mudança determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro.

A emenda também estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita. Não haverá, porém, prorrogação dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos permanece inalterada, 1º de janeiro de 2021.