Geral

Flexibilização no interior: governador diz que vai discutir reabertura essa semana

Renan Filho deu a declaração na inauguração do Hospital Regional do Norte

Por Maurício Silva 06/07/2020 16h04
Flexibilização no interior: governador diz que vai discutir reabertura essa semana
Renan Filho deu a declaração na inauguração do Hospital Regional do Norte - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho (MDB) disse nesta segunda-feira (6) em coletiva de imprensa na inauguração do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, que ao longo dessa semana começará a discutir reabertura de atividades consideradas não essenciais do interior do Estado.

O Governo do Estado decidiu iniciar a flexibilização das medidas de isolamento social na última sexta-feira (3) apenas em Maceió. O governador manteve as exigências do decreto governamental em todo o interior do Estado até o dia 15 desse mês. Na capital alagoana, já estão funcionando com as medidas de precaução: lojas, salões de beleza, barbearias e igrejas.

Renan Filho foi questionado na coletiva pelo 7Segundos como se dará a flexibilização no interior e ele respondeu: “Eu espero ao longo dessa semana com os especialistas da saúde começar a discussão de como se dará a reabertura de atividades não essenciais do interior do Estado, discutindo com todos os agentes: o Ministério Público, com a Assembleia Legislativa, com o Poder Judiciário e com a sociedade como um todo. Porque essa construção é coletiva”, argumentou.

“Pra ser bem sereno e bem prudente: abrimos Maceió porque o número de mortes caiu e nós estamos administrando a quantidade de leitos para atender as pessoas, abrir mais leitos significa aumentar a possibilidade. Se o contágio não aumentar, de abrir o interior. Está muito mais perto de abrir do que do início dessa pandemia”, informou Renan Filho.

O governador informou que semana passada houve redução de mortes na capital e redução no interior. Ele disse que a soma deu menos de 100 mortes e que já chegou a ter 100 mortes só em Maceió. “Significa dizer que pelos números está tendo uma queda, tá melhorando? Tá melhorando. Qual é a dificuldade que eu tenho de dizer que o pior já passou? É que a gente não sabe o que vai acontecer amanhã. Essa melhora será tão mais continuada quanto maior for a colaboração de todo mundo”, disse.