Justiça

Ministro Luiz Fux é eleito, por 10 votos a 1, presidente do STF

A eleição é simbólica, uma vez que o rito da presidência da Corte obedece a um rodízio

Por R7 25/06/2020 15h03
Ministro Luiz Fux é eleito, por 10 votos a 1, presidente do STF
Ministro Luiz Fux é eleito, por 10 votos a 1, presidente do STF - Foto: Divulgação

O ministro Luiz Fux foi eleito nesta quinta-feira (25), por 10 votos a 1, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e a ministra Rosa Weber será a vice-presidente até 2022.

A eleição estava marcada inicialmente para 12 de agosto, no entanto, foi antecipada para facilitar o processo de transição na Corte em função da pandemia do novo coronavírus.

O pleito é simbólico, uma vez que o rito da presidência da Corte obedece a um rodízio. A posse, de Fux e Weber, ocorrerá em 10 de setembro.

Fux e Weber estão no STF desde 2011 e ambos foram indicados pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

Fux
Fux nasceu em 26 de abril de 1953 no Rio de Janeiro. É doutor em Direito Processual Civil pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde também atuou como professor.

O novo presidente do STF também já lecionou, como convidado, na UCP (Universidade Católica de Petrópolis), PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Cyrus R. Vance Center for Internacional Justice, em New York (EUA), além de ter atuado como chefe do departamento de direito processual da UERJ.