Turismo

Plano de Qualificação idealizado por Marx Beltrão no Mtur é adotado e posto em prática na gestão Bolsonaro

Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional

Por Assessoria 22/06/2020 15h03
Plano de Qualificação idealizado por Marx Beltrão no Mtur é adotado e posto em prática na gestão Bolsonaro
Deputado Federal Marx Beltrão - Foto: Reprodução/Internet

Mais um excelente projeto idealizado na gestão do deputado federal Marx Beltrão (PSD) enquanto Ministro do Turismo (Mtur) vai ser adotado pelo governo federal. O deputado alagoano esteve à frente do Ministério entre 2016 e 2018 e como um dos seus legados deixou pronto o Plano Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT). Agora, atestando a qualidade e a necessidade de se implementar esta ação, o Mtur decidiu colocar o Plano em prática.

“A meta é ousada e fundamental: criar cursos para a qualificação do trade turístico, de acordo com a demanda do setor, qualificando todos os que integram este segmento tão importante. Para mim é muito gratificante ver que a atual gestão do Mtur decidiu avançar com esta iniciativa pensada e planejada por nossa equipe há quase 2 anos. Iniciativa esta essencial para que tenhamos uma atividade econômica turística cada vez mais forte, gerando cada vez mais empregos”, destacou Marx Beltrão nesta segunda-feira (22).

De olho na retomada das atividades após a crise do novo coronavírus, o Mtur contratou a Universidade de Brasília (UnB) para planejar a implantação do PNQT. O Plano traz diretrizes direcionadas a melhorar a qualidade dos serviços de turismo no país, qualificando trabalhadores, empreendedores e gestores. Com isso, o MTur quer movimentar o setor e gerar empregos. A projeção traçada no lançamento do plano era de ampliar de 7 para 9 milhões os empregos no setor do turismo no Brasil, ofertando 30 cursos focados no desenvolvimento do trade em todo o país.

Marx Beltrão vem se destacando em Brasília como defensor do turismo e da sua importância para a economia nacional. No Congresso Nacional o deputado é vice-presidente da Frentur (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Brasília) e foi um dos proponentes, diante da pandemia do coronovírus, do PL que cria o Programa de Apoio Emergencial ao Setor do Turismo nos Municípios no âmbito da emergência de saúde pública relacionada à Covid-19. O Projeto de Lei tem previsão de investimentos de R$ 2,5 bilhões no segmento turístico.