Meio ambiente

Manchas de óleo reaparecem nas praias de Japaratinga e Coruripe

Fardos também reapareceram no litoral Norte

Por Maurício Silva 22/06/2020 11h11
Manchas de óleo reaparecem nas praias de Japaratinga e Coruripe
Manchas de óleo reaparecem nas praias de Japaratinga - Foto: Cortesia

As manchas de óleo reapareceram nas praias de Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas. Os materiais poluentes ressurgiram neste domingo (21) e também nesta segunda-feira (22). Fardos de borracha também foram encontrados na cidade turística. Há também a informação de vestígios em Coruripe, no litoral Sul.

Os vestígios em pequenas quantidades foram encontrados nas praias de Boqueirão, Barreiras do Boqueirão, Bitingui e Japaratinga (Centro). De acordo com moradores, são pequenas manchas que se espalharam por uma área grande.

Órgãos ambientais já foram acionados para tomar as providências legais sobre a situação. De acordo com alguns ambientalistas, o surgimento de pequenas manchas já estava previsto por conta da chegada do Inverno e da ressaca do mar. Japaratinga foi um dos municípios que mais sofreram no ano passado com as manchas de óleo.

Técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Conselho da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (Conapac), do Instituto Biota de Conservação e da Prefeitura de Japaratinga foram acionados e estão monitorando a situação em Japaratinga. A Marinha e a Capitania dos Portos também foram informadas.

Fardos de Borracha

De acordo com o Conselho da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, os fardos de borracha (caixas) já foram identificados e são de um navio alemão com carregamento de borracha abatido na costa da África na Segunda Guerra Mundial.