Saúde

Obrigatório em Alagoas, uso de máscara reduz transmissão da Covid-19

Especialistas alertam sobre a maneira correta de usar e os erros que favorecem a contaminação

Por Agência Alagoas 17/06/2020 16h04
Obrigatório em Alagoas, uso de máscara reduz transmissão da Covid-19
Em Alagoas, a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual para a população entrou em vigor no dia 6 de maio - Foto: Ascom Sedetur

O uso de máscara de proteção individual é consenso entre a comunidade científica mundial no combate e prevenção à Covid-19. Em Alagoas, a obrigatoriedade do uso para a população entrou em vigor no dia 6 de maio.

Especialistas alertam, no entanto, que a eficácia da medida depende da utilização correta. “Se for utilizada de forma incorreta pode ser um meio de contaminação”, confirma o médico Elias Bonifácio, que atua como preceptor do estágio de Medicina de Família e Comunidade na Universidade Tiradentes (Unit).

As principais recomendações incluem a cobertura da boca, nariz e queixo ao mesmo tempo;  e evitar ao máximo tocar no lado externo. “Quando você toca na frente da máscara e depois no nariz ou nos olhos, por exemplo, isso pode levar ao contágio”, esclarece.

Para o médico Marcos Davi Melo, o uso desse tipo de proteção é indispensável para se preservar vidas: “Usar máscara individual sempre que sair de casa é um ato de respeito, consideração e amor ao próximo. É indispensável para evitar ainda mais mortes de inocentes pela Covid-19 e deixar ainda mais famílias enlutadas. Uma atitude muito civilizada e muito responsável. Só faz o bem", reitera o médico.